CDMF recebe visita de alunos de Gavião Peixoto

Ciência para Todos

No dia 09 de dezembro de 2024, às 14h30, os alunos da EMEF Ermides Barsaglini Gulla, de Gavião Peixoto, terão a oportunidade de visitar o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF/CEPID/FAPESP), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O grupo será composto por 18 estudantes do Ensino Fundamental, acompanhados pela professora Laís Pieroni e representantes do projeto Ciência Para Todos.

Durante a visita, que terá duração aproximada de 2 horas, os alunos terão a chance de conhecer mais sobre as pesquisas desenvolvidas no CDMF, com ênfase em materiais funcionais nanoestruturados. Esses materiais são customizados para solucionar desafios nas áreas de energia renovável, saúde e meio ambiente. O tempo de visita poderá se estender dependendo da curiosidade dos estudantes e das perguntas feitas durante a atividade.

A programação inclui:

  • Visita aos Laboratórios do CDMF: Conhecimento prático sobre os ambientes de pesquisa.
  • Apresentação dos Trabalhos Desenvolvidos no CDMF: Explicação detalhada sobre os projetos voltados para soluções inovadoras em ciência e tecnologia.
  • Empresas de Base Tecnológica (Spin-offs): Conhecimento sobre startups geradas nos laboratórios do CDMF, como Nanox, Katléia e LudoEducativo.

O projeto da EMEF Ermides Barsaglini Gulla foi o vencedor do Prêmio Ciência Para Todos, uma iniciativa da FAPESP e da Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura. Este prêmio reconhece a importância da educação científica nas escolas e reforça o compromisso com o desenvolvimento de jovens talentos para a ciência e tecnologia.

A visita é uma excelente oportunidade para os estudantes se aproximarem de temas atuais e inovadores, incentivando o interesse pela ciência e pela pesquisa.

EMEF Ermides Barsaglini Gulla, da cidade de Gavião Peixoto, estudantes do Ensino Fundamental e a professora Laís Pieroni desenvolveram o projeto “Práticas transformadoras na educação escolar: uso de um Parque Ecológico Municipal como recurso pedagógico para a popularização da Ciência e da Educação Ambiental”. Foram base do processo as disciplinas ciências, geografia e história, com seis ODS’s identificadas na pesquisa, sendo elas: Educação e Qualidade (4), Água Potável e Saneamento (6), Cidades e Comunidades Sustentáveis (11), Ação Contra a Mudança Global do Clima (13), Vida na Água (14) e Vida Terrestre (15). A pesquisa teve origem em um problema levantado pelos alunos sobre a subutilização do Parque Ecológico Municipal de Gavião Peixoto em aulas práticas, além da falta de um programa de visitas monitoradas para escolas. Assim, o grupo buscou entender a importância do território em questão para estudantes e moradores da região, aproveitando o espaço como recurso pedagógico interdisciplinar e incentivando a interação entre escola e comunidade local.

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2929 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.