Pesquisador do CDMF apresenta palestra sobre inovação antimicrobiana na Universidade Jaume I

Evento aconteceu em 18 de dezembro

Miguel A. San-Miguel, professor do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (IQ-Unicamp) e pesquisador associado ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), apresentou, no último dia 18 de dezembro, uma palestra intitulada “Designing Advanced Semiconductors for Antimicrobial Innovation” na Universidade Jaume I, na Espanha.

Durante a apresentação, o professor destacou a relevância dos métodos teóricos para compreensão e desenvolvimento de materiais semicondutores avançados, essenciais para inovações no campo antimicrobiano. San-Miguel compartilhou os mais recentes avanços alcançados pelo grupo UMSL (Unicamp Materials Simulation Lab), que lidera, com foco em estudos no nível atomístico.

Entre os tópicos apresentados, destacou-se a eficiência de determinados semicondutores na geração de Espécies Reativas de Oxigênio (ROS), fundamentais para aplicações antimicrobianas. Além disso, foram discutidos mecanismos detalhados relacionados a formação e crescimento de nanopartículas de prata induzidos por irradiação eletrônica, evidenciando o potencial desses processos para o desenvolvimento de novas tecnologias.

A palestra reafirmou a importância da integração entre métodos teóricos e aplicações práticas no avanço da ciência de materiais, fortalecendo colaborações internacionais e contribuindo para a inovação em áreas estratégicas.

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2926 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.