Pesquisador do CDMF é aprovado no INL com bolsa Marie Skłodowska-Curie Postdoctoral Fellowships

O pesquisador Marcelo Assis, apoiado pelo Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), foi aprovado no International Iberic Nanotechnology LaboratoryIb (INL), a primeira instituição europeia internacional de pesquisa em nanotecnologia, localizado em Braga, Portugal, com bolsa do programa europeu Marie Skłodowska-Curie Postdoctoral Fellowships (MSCA Fellow), um dos mais concorridos do mundo, e focado no desenvolvimento de ciência básica e aplicada na União Europeia, visando obter soluções em gargalos tecnológicos.

Durante dois anos, Marcelo Assis desenvolverá novas embalagens inteligentes que atuarão simultaneamente como tecnologias antipirataria e sensores de qualidade. O projeto será conduzido sob a orientação de Miguel Ângelo Cerqueira e Lorenzo Pastrana, com foco na inovação e na aplicação de materiais avançados para garantir rastreabilidade e segurança aprimoradas.

O objetivo das MSCA Fellow é apoiar as carreiras dos pesquisadores e promover a excelência na pesquisa. Essa iniciativa permite que os pesquisadores adquiram novas habilidades e ampliem sua experiência em diferentes países, disciplinas e setores não acadêmicos. “Acredito que este contrato, de extrema relevância no cenário internacional, contribuirá significativamente para minha estabilização profissional, reforçando minha trajetória em pesquisa e inovação em um ambiente altamente qualificado”, declarou Marcelo Assis.

Carreira

Atualmente, Marcelo Assis é pesquisador do LaBETec – Laboratório de Biomateriais e Engenharia Tecidual – da Universidade Federal de São Paulo. Com apoio do CDMF e sob a orientação dos professores Elson Longo e Juan Andrés realizou pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos no Laboratório Interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmica (2021-2022), no Grupo de Materiais Moleculares na Universitat Jaume I pelo programa Margarita Sala Next Generation EU (2022-2023), e foi pesquisador associado Juan de la Cierva (JdlC) no Laboratório de Bioengenharia e Biomateriais na Universidad Catolica de Valencia (2024). É Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (Química Inorgânica, 2021) e pela Universitat Jaume I (Espanha, Físico-Química, 2021). Possui mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal de São Carlos (2017), graduação em Química Tecnológica pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e Formação Pedagógica de Docentes em Química pela Universidade de Franca (2019).

Tem experiência na área de Química Inorgânica, Físico-química, Biotecnologia e Ciências de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: Nanotecnologia, Biomateriais e Catálise. Foi representante do Brasil no 7th BRICS Young Scientist Fórum na categoria “Novos Materiais” em 2022 (China) e foi selecionado entre os 300 jovens pesquisadores mais influentes do mundo para participar do 71st Lindau Laureate Nobel Meetings em 2022 (Alemanha).

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2933 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.