CDMF continua maratona de apresentações na reunião da SBPMat

Os pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) continuam cumprindo a extensa lista de apresentações dos resultados de suas pesquisas na XVIII Brazil MRS Meeting, promovida pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat).

Ontem, 25/9, a reunião realizada em Balneário Camboriú assistiu ao maior número de apresentações do Centro nas sessões de pôsteres. Confira alguns dos trabalhos apresentados:

“Microstructural and optical property study of Samarium ferrite (SmFeO3) powder via hydrothermal microwave”, apresentado por Ricardo Tanquilin, pesquisador do CDMF, estuda a síntese da ferrita de samário que é uma peroviskita com formula química (SmFeO3) por intermédio do método hidrotérmico assistido por micro-ondas. A síntese assistida por micro-ondas é geralmente mais rápida mais simples e mais eficiente desse modo contribuindo para formação de materiais que apresentaram excelentes propriedades.

Além disso, a ferrita de samário pode ser utilizada como um combatente da poluição hídrica e como sensor para gases tóxicos. Ao compreender-se, como e de que modo à síntese assistida por micro-ondas afetam a formação do material, poderemos em um futuro próximo termos novos materiais com desempenho superior ao dos dias de hoje.

“Proton exchange membranes based on sulfonated poly (ether ether ketone) modified with ionic liquid encapsulated in metal-organic framework”, apresentado por Letícia Guerreiro da Trindade, pós doutoranda na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e pesquisadora do Centro, estuda a adição de diferentes líquidos iônicos em óxidos binários de baixo custo e fácil preparo para a degradação de corantes orgânicos. Além disso, os líquidos iônicos são utilizados para a modificação de metal-organic frameworks (MOFs) para aplicação como aditivos em membranas poliméricas para células a combustível de hidrogênio (PEMFCs).


“Theoretical and Experimental Properties of New Ag2SeO3 Crystals”, apresentado por Ivo Pinatti, pós-doutorando na Unesp e pesquisador do CDMF, apresenta um estudo sobre as propriedades teóricas, estruturais, biológicas e ópticas do Selenito de Prata (Ag2SeO3) para aplicação fotoluminescente e bactericida. Esse material foi preparado pelo método Hidrotermal assistido por micro-ondas que se mostrou rápido e eficiente além de promover a obtenção de materiais com morfologia bem definida. Os espectros de emissão intensos confirmam a alta propriedade fotoluminescente para uso em dispositivos ópticos, além dos resultados bactericidas serem eficientes contra micro-organismos utilizando baixa concentração do material. Além disso, os dados teóricos confirmaram os resultados experimentais obtidos. 

“Photoelectrochemical study of mesoporous hematite thin film decorated with Bi nanoparticles as light scattering centers”, apresentado por Fabrício Benedito Destro, doutorando no Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (PPGCEM – UFSCar) e pesquisador do Centro, trata da produção de um filme fino de hematita decorado com nanopartículas de bismuto metálico, a fim de que estas melhorem a capacidade de conversão da energia da luz solar pela hematita. Tal modificação em sua superfície visa melhorar a sua eficiência e tornar viável a produção em escala de dispositivos que sejam capazes de realizar a quebra da molécula de água com viabilidade econômica apropriada, em busca da mudança do paradigma energético atual.

“Iron implantation as catalyst for oriented graphitic structures by developed Electron Beam Irradiation System (EBIS)”, apresentado por  João Paulo de Campos da Costa, doutorando na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC – USP) e pesquisador do Centro, estuda a formação de estruturas orientadas de grafite pela inserção de ferro através do desenvolvimento de um novo equipamento de irradiação por feixe de elétrons. A irradiação do por feixe de elétrons com a inserção de ferro nas estruturas do carbono levou a modificações morfológicas notáveis, transformando o grafite aleatório em estruturas no formato de bastão dispostas verticalmente. Com isto, este novo equipamento desenvolvido permitirá a otimização do material final de interesse para ser aplicado nos setores científicos e tecnológicos e, eventualmente tornar sua produção viável e escalável. 


“Morphology evolution of α-Ag2WO4 and their photoluminescence emissions and antibacterial activities”, apresentado por Leticia Oliveira Laier, doutoranda na Unesp e pesquisadora do CDMF, trata-se de uma investigação sobre o tungstato de prata (Ag2WO4), um importante material multifuncional que exibe várias propriedades físicas e químicas como fotoluminescência, fotocatálise, detecção de gases e atividade antibacteriana contra  bactérias Gram-negativas e Gram-positivas como, por exemplo, Escherichia coli, Bacillus subtilis e Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA).

“Morphological and Structural Modification of Ca10V6O25 with Different Solvents”, apresentado por Mayara Mondego Teixeira, doutoranda no Programa de Pós Graduação em Química (PPGQ) da UFSCar e pesquisadora do CDMF, mostra influência das modificações morfológicas e estruturais nas propriedades fotoluminescentes do vanadato de cálcio (Ca10V6O25). Os materiais de vanadato de cálcio foram sintetizados pelo método hidrotérmico assistido por micro-ondas (HAM) na presença de diferentes solventes (água, etilenoglicol, 1,3-propanodiol). Diferentes morfologias de Ca10V6O25 foram obtidas pelo método de síntese empregado. As amostras obtidas em meio aquoso apresentam uma maior quantidade de defeitos superficiais ocasionados pela maior interação das partículas. Em contrapartida, as amostras obtidas com solventes etilenoglicol e 1,3-propanodiol apresentaram uma superfície mais homogênea com menor quantidade de defeitos superficiais. Portanto, o uso de diferentes solventes foi eficiente para realizar modificações morfológicas no Ca10V6O25 e, assim, alterar a quantidade de defeitos no material. Essas modificações estrutural e morfológica podem otimizar e melhorar características de um material, podendo torná-lo promissor em aplicações como LED, sensor, fotocatalisador, agente antimicrobiano, etc.

Outros trabalhos também foram apresentados por pesquisadores do CDMF e parceiros de diversas instituições do Brasil e do exterior. Confira na galeria de fotos.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.