Pesquisadores do CDMF desenvolvem estágios de pesquisa na Universitat Jaume I

Pesquisas buscam o desenvolvimento de novos Catalisadores Seletivos

Por meio do convênio firmado entre o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e a Universitat Jaume I (UJI), alunos do CDMF estão desempenhando estágios de pesquisa supervisionados na universidade espanhola. O grupo, formado pela doutoranda Mayara Mondego e pelo pós-doutorando Rafael Aparecido Ciola Amoresi, ambos do CDMF, sob acompanhamento de Juan Andres, professor da UJI, testa cataliticamente nanopartículas semicondutoras desenvolvidas inicialmente no Centro. A equipe ainda conta com a colaboração dos pesquisadores espanhóis Rosa María Llusar Barelles, Eva María Guillamón Torres, e Iván Sorribes.

Orientada no Brasil por Elson Longo, professor do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e Diretor do CDMF, Teixeira dá andamento a um estágio sanduíche financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com duração de três meses, no qual testa propriedades catalíticas de compósitos formados por cromato de prata e óxido de bismuto, previamente estudados no Brasil. A intenção é que a pesquisa avance em propriedades multifuncionais desses materiais que já apresentaram importantes características fotocatalíticas e microbianas.

Amoresi, supervisionado no Brasil por Alexandre Zirpoli Simões, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) desenvolve seu projeto na UJI com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Sâo Paulo (Fapesp), contemplando partes experimentais e teóricas de pesquisa. Ao longo do período de um ano do estágio, o pesquisador avaliará as propriedades eletrônicas e estruturais de nanopartículas de CeO2, e, devido a alta mobilidade de oxigênio apresentada por esse material, estudará as propriedades catalíticas do semicondutor.

A pesquisa, desenvolvida em parceria com o grupo espanhol, visa a otimização desses semicondutores através de irradiação por feixes de elétrons e laser de femtosegundo, com a finalidade de posterior aplicação e avanços na área ambiental de catálise, fotocatálise e sensora.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.