O pesquisador Carlos Eduardo Vergani, professor da Faculdade de Odontologia de Araraquara da Universidade Estadual Paulista (FOAr – UNESP) e coordenador da área de saúde do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), fala sobre a importância da utilização de nanopartículas, especialmente de compósitos de prata, na prevenção da contaminação cruzada com fungos e bactérias.
A contaminação cruzada desses microrganismos com o vírus SARS-CoV-2, causador da COVID – 19, pode agravar ainda mais o estado de saúde dos pacientes. Além disso, Vergani também fala sobre as pesquisas que começam a ser desenvolvidas para a avaliação do potencial antiviral dessas nanopartículas.
Confira no vídeo abaixo:
CDMF
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).