Secretaria da Educação de São Carlos firma convênio para adoção do Ludo Educativo

Acordo visa disponibilizar de aprendizagem colaborativa na rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal de Educação de São Carlos firmou hoje (18/12) um convênio com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e a Aptor Software, spin off do Centro, para utilização da plataforma Ludo Educativo de aprendizado colaborativo na rede municipal de ensino.

O acordo de parceria foi intermediado pela Secretária Municipal de Educação, Cilmara Aparecida Seneme Ruy, e pelo Diretor Executivo da Aptor, Leandro D’Agostino Amaral, e, posteriormente, firmado pelo Prefeito de São Carlos, Airton Garcia, e por Elson Longo, Diretor do CDMF.

A parceria tem como objetivo garantir o processo de desenvolvimento, ensino e aprendizagem dos alunos da rede municipal contribuindo para para a manutenção de seus vínculos com as escolas, professores e educadores, especialmente diante do atual contexto de distanciamento social imposto pela crise sanitária da pandemia de COVID-19.

A plataforma do Ludo Educativo conta com mais de 50 jogos com o intuito de fixar conteúdo e divertir. Além disso, também estão disponíveis atividades para pintura e desenho (para serem baixadas, impressas e coloridas) e a plataforma do Ludo Escola, onde professores podem criar avaliações que são aplicadas através de jogos (e coletar relatórios dessas avaliações). 

Para acessar o Ludo Educativo basta clicar AQUI.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.