Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha firma parceria com LaDiC/CCMC para minicurso

História da Ciência, Meio Ambiente e Energia – as demandas por energia no decorrer da História e seus impactos ambientais

Teve início na última quinta-feira, dia 20/10/2016, mais uma parceria do Laboratório de Difusão Científica (LaDiC) do Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC/IFSC/USP) com a Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha (EESOR) da cidade de São Carlos. A parceria ocorrerá durante os meses de outubro, novembro e dezembro com as duas turmas de estudantes do 9º ano da escola (cerca de 80 jovens entre 14 e 15 anos) para a realização do minicurso “História da Ciência, Meio Ambiente e Energia – as demandas por energia no decorrer da História e seus impactos ambientais” o qual será ministrado pela educadora do LaDiC, Amanda Murgo. O minicurso é parte das ações de Difusão Científica organizadas pelo LaDiC/CCMC no âmbito das atividades do CDMF (CEPID/FAPESP), cujo coordenador de difusão científica é o docente do CCMC, Professor Antonio Carlos Hernandes.

A EESOR faz parte das escolas do Estado de São Paulo que atuam com o modelo de escola integral, oferecendo atividades diferenciadas das escolas comuns, nos períodos da manhã e da tarde. Entre as inovações desta proposta de escola, está a realização de disciplinas anuais ou semestrais oferecidas  aos estudantes que tenham caráter interdisciplinar, voltadas a temas que capacitem os alunos a pensarem de modo reflexivo e atuante como podem usar seu protagonismo juvenil para resolver gargalos da sociedade atual.

Neste sentido, os 9ºs anos do Ensino Fundamental realizam neste ano uma disciplina intitulada “Projeto de Vida” na qual tem por tarefas instruírem-se sobre temas atuais que permeiam a sociedade contemporânea, sendo foco a relação do homem com o meio ambiente e suas ações e as transformações por ele provocadas a estes ambientes naturais. A professora da EESOR que está responsável por ministrar essa disciplina aos estudantes é a socióloga Ana Luiza Araujo Siqueira, que manifestou grande interesse em firmar a parceria com o LaDiC para o minicurso.

Após contato com a coordenação pedagógica da escola, representada pelo professor Geandro Cason e com a professora Ana Luiza, a educadora do LaDiC Amanda Murgo, foi convidada pela EESOR a iniciar o minicurso que vem ao encontro dos temas trabalhados na disciplina “Projeto de Vida”. Entretanto, tanto o Prof. Geandro quanto a educadora Ana Luíza, solicitaram à Amanda Murgo que iniciasse as atividades que ocorrerão até dezembro, dando seu testemunho – Amanda foi estudante da EESOR durante todo o ensino fundamental e médio, e foi nesta escola que iniciou seu interesse por temas ambientais e o protagonismo juvenil: “O convite dos educadores para iniciar o minicurso preparado no LaDiC com meu testemunho de ex-aluna da escola, foi ao mesmo tempo emocionante e desafiador. Me formei na EESOR com excelentes professores, e quando tinha exatamente a idade dos alunos para os quais estou ministrando o minicurso, fui presidente do Grêmio Estudantil da escola, época em que atuamos com muito empenho na conscientização dos alunos sobre as questões ambientais e geração de resíduos que era problemática na escola. Depois dessa experiência, no Ensino Médio, tive a oportunidade de fazer parte de um projeto de incentivo às carreiras de Ciências Exatas realizado pela Professora Yvonne Mascarenhas e o IFSC/USP, onde atuo hoje. Foi nesta escola que despertei para estas questões e pude ver a importância de ter uma consciência ecológica e científica, o que fez toda diferença em minha formação superior. Tentei motivar os alunos a despertarem pro fato de ser possível cursar uma universidade pública e poder fazer a diferença na ciência e nos problemas ambientais. É um privilégio poder trabalhar em um grupo como o LaDiC/CCMC fazendo parte de um grande projeto da FAPESP, o CEPID, atuando pelo CDMF na disseminação da ciência para o público em geral, orientada pelo Prof. Hernandes, promotor de Difusão Científica há tantos anos!”.


O minicurso se encerrará na EESOR na primeira semana de Dezembro, e seguirá o seguinte cronograma com os temas a seguir:

20/10/2016 – “Projeto e trajetória de vida – Amanda – meu interesse por questões ambientais e minha formação na EESOR” (Reflexão com os alunos sobre ciência, tecnologia e impactos ambientais)

27/10/2016 – Ações antrópicas e alterações ambientais: indicadores de devastação ambiental da NASA – demandas por energia e alterações ambientais

10/11/2016 – História da Ciência: as demandas por energia na Pré História

17/11/2016 – História da Ciência: as demandas por energia na Antiguidade e Idade Média

24/11/2016 – História da Ciência: as demandas por energia na Idade Moderna

01/12/2016 – História da Ciência: as demandas por energia no mundo Contemporâneo – conhecendo as fontes energéticas no Brasil

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).