O pesquisador Antônio Carlos Hernandes, professor do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC – USP) e um dos coordenadores de Educação e Difusão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), compõe uma das chapas que concorrem às eleições de reitor e de vice-reitor da USP.
Hernandez, que atualmente é vice-reitor da instituição, é o candidato a reitor da Chapa 2 “Somos todos USP” que tem como candidata a vice-reitora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, professora da Faculdade de Odontologia de Bauru.
A chapa concorrente, Chapa 1 “USP Viva” é composta por Carlos Gilberto Carlotti Junior, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP – USP), candidato a reitor, e Maria Arminda do Nascimento Arruda, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH – USP).
Confira mais detalhes abaixo, na reportagem do Jornal da USP.
Duas chapas irão concorrer às eleições de reitor e de vice-reitor da USP
A nova gestão da Universidade terá início no próximo dia 25 de janeiro de 2022, com mandato de quatro anos
Por Adriana Cruz
Duas chapas se inscreveram para concorrer às eleições de reitor e de vice-reitor da USP, que serão realizadas no próximo dia 25 de novembro. As informações foram divulgadas pela Secretaria Geral da Universidade, no dia 14 de outubro.
As chapas, formadas por professores titulares da Universidade e cujas inscrições foram deferidas pela Comissão Eleitoral, são as seguintes (listadas por ordem de inscrição):
Chapa 1 – “USP Viva” – Carlos Gilberto Carlotti Junior (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto), candidato a reitor – e Maria Arminda do Nascimento Arruda (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), candidata a vice-reitora
Chapa 2 – “Somos todos USP” – Antonio Carlos Hernandes (Instituto de Física de São Carlos), candidato a reitor – e Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado (Faculdade de Odontologia de Bauru), candidata a vice-reitora
No ato da inscrição, os candidatos se desincompatibilizaram das funções de chefia ou direção exercidas.
A eleição para composição da lista tríplice de chapas dos principais dirigentes da Universidade será realizada em turno único, no dia 25 de novembro, das 9h às 18h, por meio de sistema eletrônico de votação e totalização de votos.
A Assembleia Universitária será constituída pelo Conselho Universitário, pelos Conselhos Centrais, pelas Congregações das Unidades e pelos Conselhos Deliberativos dos Museus e dos Institutos Especializados.
Uma das novidades do processo é a constituição de uma comissão formada por observadores externos à Universidade, sendo três titulares e um suplente, com a incumbência de acompanhar o sistema eletrônico de votação e totalização de votos.
Está prevista a realização de um debate virtual entre os candidatos no dia 9 de novembro, que será organizado pela Comissão Eleitoral. No dia 18 de novembro, será promovida a consulta à comunidade, de forma eletrônica, das 9h às 18h. A consulta à comunidade terá caráter indicativo à Assembleia Universitária, a quem cabe a eleição da lista tríplice dos dirigentes. O resultado da consulta será divulgado no mesmo dia, com os resultados obtidos em cada uma das categorias – alunos de graduação e pós-graduação, docentes e servidores técnicos e administrativos.
O reitor e o vice-reitor, professores titulares da USP, serão nomeados pelo governador do Estado a partir da lista tríplice. A nova gestão da Universidade terá início no próximo dia 25 de janeiro de 2022, com mandato de quatro anos.