O Laboratório de Difusão Científica (LaDiC) do Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC) do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Universidade de São Paulo (USP), vem promovendo no decorrer deste semestre atividades voltadas para o ensino e difusão da ciência no âmbito das ações do CEPID/FAPESP do qual o CCMC faz parte, o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDFM), cujo coordenador de difusão científica é o docente do CCMC, Prof. Antonio Carlos Hernandes.
Entre os meses de agosto e setembro, uma parceria entre o LaDiC/CCMC teve início com o Projeto Pequeno Cidadão, mantido pela KPMG e realizado em parceria com diversas empresas e parceiros, entre elas, a USP de São Carlos, local onde o Projeto ocorre. O Projeto Pequeno Cidadão é voltado a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade econômica e tem por objetivo investir na formação da criança e do adolescente, promovendo a educação, a cultura e oportunizando o acesso dos jovens inscritos ao mercado de trabalho.
Após o contato da pesquisadora do LaDiC Amanda Murgo com a diretora do Projeto, Elaine Trimmer e toda sua equipe, entre os meses de agosto e início de setembro, aulas para a turma das crianças iniciantes tiveram início. Ao todo 60 alunos entre 10 e 11 anos foram contemplados com um minicurso cuja temática trabalhada foi “História da Ciência, Meio Ambiente e Energia – as demandas por energia no decorrer da História e seus impactos ambientais”. O minicurso foi ministrado duas vezes por semana, e, após sua conclusão, o Projeto entrou em contato novamente com o LaDiC para que a parceria tivesse continuidade, desta vez, com as turmas de crianças mais velhas que o Pequeno Cidadão acolhe. Foi proposto, então, que uma semana fosse dedicada a este trabalho no formato de palestras sobre sustentabilidade, impactos ambientais e demanda por energia nos dias atuais e no decorrer da História humana.
O minicurso, então, foi adaptado pela pesquisadora Amanda Murgo para que as 4 turmas (cerca de 50 jovens ao todo, de 12 a 14 anos) pudessem refletir sobre como, no decorrer da História humana, as necessidades de energia propiciaram um grande desenvolvimento da ciência e da tecnologia, mas também causaram grandes impactos ambientais que precisam ser pauta e objeto de esforços dos cientistas do presente e do futuro para que o meio ambiente seja preservado, sobretudo quando observamos o grande uso de combustíveis fósseis. A educadora Amanda observou: “Trabalhar o tema com pré-adolescentes e adolescentes propiciou que pudéssemos abordar a problemática da necessidade de preservação ambiental e de acesso a fontes de energia renováveis mais afundo nas palestras, motivando-os a sentirem mais interesse pelos temas científicos, pois apontamos como esses problemas ambientais causados pelas ações humanas, podem contar com a colaboração deles, no futuro, para que as pesquisas voltem-se a estes problemas, caso optem por seguir carreiras científicas. Também fizemos um trabalho no sentido de conscientizá-los para que, mesmo que as carreiras de ciência não sejam suas vocações, se inteirem e busquem conhecer cada vez mais a problemática exercendo sua cidadania e responsabilidade ambiental.”
A diretora do Projeto Pequeno Cidadão, Elaine Trimmer, ressaltou como as palestras colaboraram com a programação realizada pela equipe pedagógica do projeto, estreitando a comunicação entre a universidade e o público em geral: “A educadora Amanda Murgo, com toda sua delicadeza e dedicação, ofereceu um ciclo de palestras aos nossos alunos, que teve impacto altamente positivo em nossa grade de programação. Uma das frentes de trabalho do Projeto é a questão da sustentabilidade e como educar nossas crianças nesse sentido. O Projeto História da Ciência e Meio Ambiente – As demandas por energia no decorrer da História veio corroborar substancialmente e acrescentar conteúdo de maneira lúdica ao processo de ensino. As crianças puderam conhecer, interagir, criar, se surpreender com os avanços da ciência e tecnologia em busca da energia necessária para o desenvolvimento humano” .
A psicóloga social Glória Sanches de Lima, que atua na coordenadoria pedagógica do Pequeno Cidadão também ressaltou: “O minicurso e as palestras sobre a História da ciência e meio ambiente e as demandas por energia no decorrer da história, ministrado pela educadora Amanda veio somar substancialmente, de uma maneira lúdica e interativa, aos objetivos e trabalho desenvolvido pelo Projeto relacionado à Sustentabilidade, cuidados com o ambiente e cidadania. A contribuição extremamente rica e de vivências na informação do desenvolvimento científico e suas consequências ao longo do tempo, sem dúvida, foi um trabalho enriquecedor, educativo e formativo, contribuindo para que nossas crianças além do conhecimento tenham uma formação crítica e possam exercer a cidadania de forma plena e consciente.”
O objetivo do minicurso e das palestras sobre questões ambientais e demandas por energia no decorrer da História organizadas pelo LaDiC, sob a coordenação do Prof. Hernandes, é suscitar entre os alunos uma reflexão: como a ciência e a tecnologia desenvolvida até agora, podem auxiliar os seres-humanos a não apenas dominar fontes de energia, mas gerar energia de um modo ambientalmente sustentável? A iniciativa continuará sendo realizada no decorrer de todo o semestre, nos espaços educativos interessados em acolher a proposta através da educadora Amanda Murgo. O minicurso tem caráter interdisciplinar, podendo ser trabalhado em conjunto com educadores da Rede Básica de Ensino em várias frentes e disciplinas do conteúdo curricular dos estudantes.
Para saber como foi o trabalho realizado nesta primeira etapa da iniciativa, acesse:
http://www.ifsc.usp.br/ccmc/index.php/pt/noticias/ladic-projeto-pequeno-cidadao-minicurso-energia
http://www.ifsc.usp.br/ccmc/index.php/pt/noticias/fim-minicurso-ladic
http://cdmf.org.br/difusao-cientifica-minicurso-e-finalizado-no-projeto-pequeno-cidadao/
Assessoria de Comunicação do CCMC