Estudantes de Ensino Médio no CCMC

Pesquisa em Biomateriais, Ciência no Cotidiano e Divulgação Científica foram temas da visita

Na última quinta-feira, 28/07/2016, estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Objetivo de Descalvado acompanhados pela Professora Renata Neves vieram ao Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos para uma manhã de palestras sobre a pesquisa em Biomateriais, como a ciência está em nosso cotidiano e a importância da Difusão Científica. No período da tarde, os estudantes realizaram uma visita guiada pelas dependências do CCMC.

A visita foi organizada pelo pós-doutorando do CCMC, o Dr. Rodney Marcelo do Nascimento, juntamente com outros membros do Grupo que participaram da iniciativa. Rodney contou-nos sobre a motivação para o evento: “A ideia partiu da necessidade de ampliar o conceito de educação em Ciências e teve como referência um projeto de extensão universitária no qual fui coordenador e teve como objetivo gerar valores e oportunidades com a aproximação da universidade e escolas do ensino básico com o tema biomateriais. A partir da aprovação e apoio do grupo CCMC, foi estabelecido o contato com o diretor da escola para elaboração de um dia de atividades”.

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Durante a manhã, os estudantes foram recebidos pelo pesquisador Rodney Nascimento e pela pesquisadora Amanda Murgo para dar início às atividades programadas. A primeira palestra da manhã, proferida pelo Dr. Rodney teve como objetivo apresentar um panorama geral sobre a ciência e tecnologia dos biomateriais destacando as atuais pesquisas do CCMC com materiais funcionais. Em uma perspectiva interdisciplinar, a apresentação abordou diferentes conhecimentos obtidos com as pesquisas em materiais que envolvem as áreas da Física, Química e Biologia, relacionando os assuntos tratados no Ensino Básico como Leis de Newton, Ligações Químicas e Citologia.

A segunda e última palestra da manhã, foi proferida por Amanda Murgo, do Laboratório de Difusão Científica do CCMC (LaDiC/CCMC), e abordou a importância da Divulgação Científica. Aspectos como o baixo índice de letramento científico da população brasileira, bem como a grande dificuldade que a população apresenta para relacionar os conteúdos científicos tratados na escola com seu cotidiano legitimam a necessidade de iniciativas para tornar a comunicação científica mais clara e eficaz, como um ato de cidadania. Neste sentido, os alunos puderam conhecer algumas das ações já realizadas pelo LaDiC no decorrer dos últimos 16 anos que vêm sendo dedicados às pesquisas e iniciativas de Difusão Científica, coordenadas pelo Professor Antonio Carlos Hernandes e pela Profa. Ariane Baffa Lourenço.

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No início da tarde, após o almoço, no horário livre, os estudantes também puderam conhecer outras dependências do campus 1 de São Carlos, como o museu de Informática do ICMC, e o Laboratório de Espectroscopia de Sólidos do Instituto de Física de São Carlos, no qual a Professora Glaucia Grüninger Gomes Costa fez uma demonstração de uma lousa desenvolvida para o Ensino de Ótica no Ensino Básico, proporcionando aos estudantes observarem na prática, como é o comportamento da luz e suas interações com diferentes meios. Durante a apresentação da professora Glaucia, os alunos também puderam observar como as lentes auxiliam na correção de problemas de visão.

Na sequência das atividades programadas para a tarde, a visita guiada teve início nas dependências do CCMC, conduzidas pelo Dr. Rodney. Dois grupos foram divididos, um para serem orientados com algumas demonstrações com o Engenheiro do CCMC, Luis Caraschi, e o grupo restante com o Técnico em Química do grupo, Elderson Cassio Domenicucci.

O técnico Cassio trabalhou com os alunos o conceito de materiais cristalinos e vítreos, técnicas, equipamentos e utensílios usados na obtenção destes materiais. Também na oportunidade os alunos tiveram contato com alguns materiais processados no CCMC e suas respectivas aplicações tecnológicas como por exemplo: Iodeto de Sódio dopado com Tálio NaI / Tl – detetor de radiação ionizante, fibras monocristalinas de antimônio Sb – sensor de potencial de hidrogeniônico PH, com aplicação na área médica e cristais de silício Si – com aplicação tecnológica na área de microeletrônica. Cassio observou: “O entusiasmo dos alunos ficou visível ao longo da apresentação, pois através de perguntas, foram esclarecidas várias dúvidas, as quais boa parcela das pessoas têm no seu cotidiano, como por exemplo: Copo de cristal é efetivamente cristal? Por que da utilização de artefatos de platina e não outro metal no processamento de alguns materiais?”.

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Já o Engenheiro Luis apresentou aos alunos o efeito Joule e suas aplicações relacionadas aos equipamentos utilizados no CCMC, em especial, os fornos. Os alunos observaram o elemento ativo utilizado para o aquecimento dos fornos, que são fios de Kanthal. “O aquecimento de um fio de kantal teve início, até que ficou incandescente, em função da corrente que atravessava o fio, demonstrando o efeito Joule, que é a conversão da energia elétrica em energia térmica, demonstrando o porquê é utilizado nos fornos como elemento ativo. Também foi mencionado que o efeito Joule está em equipamentos muito utilizados no cotidiano, eletrodomésticos como chapinha, forno elétrico, secadores de cabelo, chuveiro, etc”, observou Luis. Além de mencionar o efeito joule, o engenheiro também mencionou como se faz as medições de temperatura com o auxílio de sensores do tipo termopar, como funcionam e como se faz para a realização das medidas. Também foi demonstrado praticamente como o termopar é utilizado, com o aquecimento de um aquecedor plano. Os alunos também observaram a isolação térmica dos fornos e elétrica com o uso da mica, que é um material que apresenta boa condução térmica e boa isolação elétrica.

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Na sequência, os alunos, visitaram o Laboratório de Difração de Raios-x do CCMC e de Caracterização Elétrica, orientados pelo mestrando do CCMC, Lucas Henrique Francisco, que nos explicou sobre essas visitas: “No laboratório de difração de raios-x foram apresentados aos alunos ideias gerais da técnica de caracterização, sua relação íntima com os cristais e com conceitos de física fundamental como difração, frequência e comprimento de onda, espectro eletromagnético e ordem de átomos em sólidos. Os estudantes puderam conhecer os equipamentos usados nas medidas e a forma como elas são feitas. Na área de caracterização elétrica os visitantes tiveram contato com as técnicas de medida elétrica utilizadas no grupo de pesquisa para a determinação de propriedades de diferentes materiais, como vidros, filmes e cerâmicas, e a importância dessas técnicas para a compreensão de fenômenos microscópicos nesses materiais. O conceito de espectroscopia foi também abordado no contexto geral e no caso de medidas elétricas”, finalizou.

O doutorando Rodney, que liderou a iniciativa desta visita guiada, avaliou o evento, já pensando numa possível ampliação da iniciativa para o próximo semestre: “Este foi um teste piloto e a ideia é que essa ação seja uma referencia para um projeto de extensão maior que possa abranger novas escolas de Sao Carlos e região.”

Assessoria de Comunicação do CCMC: Amanda Murgo

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