Sede do CDMF, UFSCar fica entre as 10 melhores universidades do Brasil no “Ranking de Shangai”

No ranking internacional a universidade está entre os 700 primeiros colocados

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) é um dos muitos centros de pesquisa que se localizam no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Recentemente a universidade ficou entre as 10 melhores universidades do Brasil segundo o Shangai Ranking, que elenca as mil melhores instituições do mundo com base em quesitos como prêmios ganhos, trabalhos relevantes publicados e pesquisadores mais citados. 

Elson Longo, diretor do CDMF e professor emérito do Departamento de Química (DQ) da UFSCar, reconhece que é uma grande alegria fazer parte da construção da excelência da instituição através dos estudos desenvolvidos por pesquisadores e colaboradores que constroem o Centro. “A UFSCar sempre se destacou pela criação de novos cursos e uma pesquisa inovadora. Esta posição é graças ao trabalho de toda a comunidade universitária ao longo dos anos”, contou Longo. 

“A presença da UFSCar é recorrente entre as 10 melhores universidades brasileiras em qualquer ranking que seja divulgado”, quem afirma é Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, coordenador da Divisão de Educação e Disseminação de Conhecimento do CDMF. Segundo ele, esse panorama mostra uma consistência do trabalho acadêmico e científico que tem sido realizado nos últimos tempos pela instituição.

“Mesmo passando por momentos difíceis diante de cortes de recursos importantes para a sua manutenção, é importante ressaltar que muitas pesquisas são mantidas principalmente pelo fomento das agências, em particular a FAPESP que contribui com vários dos projetos da UFSCar, em particular o projeto do CDMF. Ainda que enfrentando este cenário de cortes em financiamento de pesquisas, a UFSCar continua mantendo a sua qualidade e excelência acadêmica, que é fruto do trabalho de todos os seus professores, técnicos administrativos e estudantes que contribuem para que haja uma produção de conhecimento para formação de recursos humanos de alto nível, proporcionando uma interação real entre a universidade e a sociedade”, comentou Oliveira, docente do Departamento de Física (DF) da UFSCar. 

Ao todo, 21 universidades brasileiras aparecem na lista do ranking. Entre as instituições nacionais, a UFSCar está empatada com: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal de Viçosa (UFV). Por isso, todas ficam entre 7º e 10º lugar. Já no ranking internacional, a UFSCar está entre os 700 primeiros colocados de 2,5 mil analisados pela organização.

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.