Centro Cultural do Ministério da Saúde inaugura exposição de nanoarte
Agência FAPESP – Foi inaugurada em 19 de setembro, no Centro Cultural do Ministério da Saúde, em Brasília, a exposição Nanoarte, que reúne mais de 70 obras produzidas a partir da captação de imagens de materiais em escala nanométrica, além de um painel interativo disponível para os visitantes.
Parte do material foi produzida por integrantes do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que é apoiado pela FAPESP por meio do programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs).
A nanoarte é uma expressão artística recente. Durante o processo de colorização digital das imagens captadas por microscópios potentes, figuras variadas, algumas semelhantes a objetos do cotidiano, surgem. É dessa forma que artistas e pesquisadores transformam em arte as faces invisíveis a olho nu de inúmeros materiais.
Até 25 de novembro, a exposição estará aberta a todos os interessados em descobrir o que é nanoarte e como criá-la, bem como em aprender a história da nanotecnologia. A mostra pode ser visitada gratuitamente no túnel de ligação entre os edifícios Sede e Anexo do Ministério da Saúde, localizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.