Intervenção para reduzir transmissão do SARS-CoV-2 com semicondutores à base de prata é tema de tese do CDMF

Estudo investiga o polipropileno modificado com semicondutores à base de prata

Na última quinta-feira, 30, a pesquisadora Lara Kelly Ribeiro apresentou sua tese de doutorado no Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar). Com o título “Polipropileno modificado com semicondutores à base de prata: compósitos com alta potencialidade contra Sars-CoV-2 e outros patógenos”, a apresentação aconteceu no Auditório 1 do DQ – UFSCar.

Ribeiro, integrante do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), conta que seu projeto de pesquisa no doutorado passou por algumas mudanças logo no início, em 2019, e que, por fim, teve como objetivo a busca por intervenções que pudessem reduzir a transmissão do vírus SARS-CoV-2. A tese apresentada é, portanto, um trabalho multidisciplinar, sendo resultado da participação de biólogos, químicos experimentais e teóricos, físicos e engenheiros. 

“Com a chegada da covid-19 no Brasil, em 2020, o Laboratório Interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmica (LIEC), situado no CDMF e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), não mediu esforços para direcionar suas pesquisas a fim de diminuir o contágio do SARS-CoV-2. Diante do cenário que presenciávamos, a atitude mais viável era direcionar os estudos dos materiais semicondutores às aplicações biocidas”, disse a pesquisadora. 

A banca da defesa foi composta pelos docentes Iêda Lucia Viana Rosa (UFSCar), orientadora de Ribeiro, Elson Longo (UFSCar), Camila de Foggi (UFRGS), Tatiana Mazzo (Unifesp), Sandra Andrea Cruz (UFSCar), Juan Andrés (UJI) e Eva Guillámon (UJI).

CDMF

The CDMF, hosted at the Federal University of São Carlos (UFSCar), is one of the Research, Innovation and Dissemination Centers (RIDC) supported by the São Paulo State Research Support Foundation (Fapesp), and also receives investment from the National Council Scientific and Technological Development (CNPq), from the National Institute of Science and Technology of Materials in Nanotechnology (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.