Aluna de IC do CDMF realiza estágio sobre semicondutores na Espanha

Ela estuda um processo de irradiação de fótons que origina novos semicondutores multifuncionais na Universidade Jaume I

Giovanna Grasser, aluna de Iniciação Científica do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), iniciou em março deste ano o estágio internacional na Universidade Jaume I, na Espanha, com conclusão prevista para o fim de maio. A aluna está sendo orientada pelos professores Elson  Longo e Marcelo Assis, ambos pesquisadores do CDMF.

Durante seu estágio, Grasser está desenvolvendo o projeto intitulado “Oxidation of sulfides via NiWO4 composites modified with femtoseconds laser irradiation supported on chitosan”, em parceria com o grupo Grupo de Investigación de Óptica (GROC – UJI), coordenado pela Profa. Gladys Minguez-Vega. Neste estudo, o  tungstato de níquel, semicondutor do tipo n, ao receber a irradiação de fótons, se transforma em um semicondutor do tipo n/p. Esta nova técnica está dando origem a semicondutores com melhores propriedades catalíticas. 

A mobilidade acadêmica entre a UFSCar e a UJI é fruto de uma parceria de mais de 30 anos encabeçada pelos professores Elson Longo e Juan Andrés (UJI). A realização do projeto conta com o financiamento das instituições de fomento FAPESP, CAPES e CNPq.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.