Uma equipe de pesquisadores do CDMF e do CINE publicou no último dia 23 um artigo sobre produção de hidrogênio. Com título “Vanquishing CZTSSe deep defects to enhance photoelectrocatalytic water splitting”, o trabalho descreve como a adição de íons de prata no material CCZTSSe (Cu2ZnSn(S,Se)4, um fotocátodo da classe dos calcogenetos), aumentou a eficiência da fotoeletrocatálise na produção de hidrogênio a partir da quebra de moléculas de água.
O CCZTSSe é considerado um semicondutor promissor para esse tipo de reação, mas padece de defeitos profundos, como anti-sítio e alargamento de banda, que foram superados na pesquisa descrita no artigo.
Assinam o trabalho Mileny dos Santos Araujo, Hugo Leandro Sousa dos Santos, Marina Medina, Arthur Corrado Salomao, Lucia Helena Mascaro e Marcos Antonio Santana Andrade Junior, membros do CDMF, do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) e do Departamento de Química da UFSCar.
CDMF
Com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).