Pesquisadora associada ao CDMF assina dois artigos sobre nanopartículas com diferentes aplicações

Trabalhos de Talita Mazon foram publicados nos periódicos Materials Chemistry and Physics e Journal of Electroanalytical Chemistry

A pesquisadora associada ao CDMF Talita Mazon assina como autora sênior dois artigos publicados neste ano em periódicos científicos da editora holandesa Elsevier.

Em março, foi publicado no Journal of Electroanalytical Chemistry o artigo “Applying CeO2 nanorods in flexible electrochemical immunosensor to detect C-reactive protein”, assinado também por Rafael Aparecido Ciola Amoresi e Noemí Angélica Vieira Roza, que descreve o desenvolvimento de um imunossensor eletroquímico flexível feito a partir de nanobastões de óxido de cério (CeO2) imobilizados com proteína C-reativa (CRP), que é um biomarcador de doenças cardiovasculares. O imunossensor demonstrou ser promissor para testes rápidos visando a detectar a CRP, além de sua produção ser de baixo custo e em poucas etapas.

Já em outubro, na Materials Chemistry and Physics, foi publicado o artigo “Room-temperature SnO2-based sensor with Pd-nanoparticles for real-time detection of CO dissolved gas in transformer oil”. O artigo descreve o desenvolvimento de um compósito nanoestruturado a partir de dióxido de estanho (SnO2) e paládio (Pd) para ser utilizado como sensor de gases dissolvidos em óleo de transformador por meio do monitoramento de alterações na condutividade elétrica do meio. O material demonstrou potencial na detecção de monóxido de carbono (CO) em óleo mineral, mesmo em baixíssimas concentrações. Desenvolvido em parceria com a empresa CPFL Energia, o artigo é assinado também por Agnes Nascimento Simões, Glauco Meireles Mascarenhas Morandi Lustosa, Eugênio de Souza Morita, André Nunes de Souza, Floriano Torres e Waldir Antonio Bizzo.

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.