O Ludo Educativo, projeto nascido de uma parceria entre o CDMF e a empresa Aptor Software em 2012, está atualizando parte dos jogos desenvolvidos em flash para a linguagem html 5. Com a tecnologia anterior descontinuada, a atualização, que procurará manter o maior grau de fidelidade possível às versões originais, é um passo importante para que os produtos sigam disponíveis ao público.
O projeto busca criar conteúdo educativo diverso e de alta qualidade nos formatos de jogos, materiais impressos para atividades e uma plataforma para ajudar estudantes a entender temas tratados em sala de aula. Mais de 80 jogos foram desenvolvidos, dos quais 51 estão disponíveis para o público. Foram realizadas várias atualizações visando à melhora do desempenho da plataforma e sua adequação à Lei Geral de Proteção de Dados.
Desde seu lançamento, o Ludo Educativo teve mais de 22 milhões de visualizações, média anual superior a 2 milhões, predominantemente no Brasil, seguido de Portugal e Estados Unidos. No Brasil, os acessos vieram principalmente de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Porto Alegre.
CDMF
Com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).