Pasta de dente com nanopartículas de cálcio e flúor apresenta bom desempenho contra desmineralização do esmalte dentário

Artigo com participação do CDMF foi publicado em março

Pastas de dente com β-Glicerofosfato de cálcio (β-CaGP) e fluoreto (F) demonstraram eficiência contra a desmineralização do esmalte dentário e, consequentemente, contra o desenvolvimento de cárie, em um estudo descrito no periódico Journal of the Mechanical Behavior of Biomedical Materials. Testado com diferentes concentrações das nanopartículas, o material apresentou desempenho melhor do que as pastas de dente comuns, e poderá ser futuramente uma formulação importante a ser utilizada por pacientes com risco à cárie dentária.

O artigo “Effect of nanometric β-calcium glycerophosphate supplementation in conventional toothpaste on enamel demineralization: An in vitro study” tem participação de Luiz Fernando Gorup e Emerson Rodrigues de Camargo, pesquisadores do CDMF. Assinam também Nayara Gonçalves Emerenciano, Alberto Carlos Botazzo Delbem, Francyenne Maira Castro Gonçalves, Francisco Nunes de Souza Neto, Yara Teresinha Corrêa Silva-Sousa e Marcelle Danelon.

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.