Pasta com nanopartículas de cálcio e flúor se mostra eficaz contra desmineralização do esmalte dentário

Material foi comparado com dentifrício convencional por meio de testes in vitro feitos com dentes de bovinos

Agência FAPESP* – A desmineralização dentária é um importante problema de saúde e tem como causa principal a má higiene bucal e o consequente acúmulo de placa bacteriana na dentição. Trata-se de um processo progressivo que, se não tratado, pode levar a complicações mais graves, como infecções e perda dos dentes.

Em artigo publicado no Journal of the Mechanical Behavior of Biomedical Materials, pesquisadores brasileiros apresentaram resultados promissores de um dentifrício suplementado com nanopartículas de cálcio e de flúor no combate à desmineralização do esmalte dentário.

O trabalho envolveu cientistas do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Araçatuba, e da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). O CDMF é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O objetivo do grupo foi avaliar in vitro o efeito de pastas de dente suplementadas com β-glicerofosfato de cálcio (β-CaGP) e fluoreto (F) – em diferentes concentrações – na desmineralização do esmalte. Como modelo foram usados dentes incisivos de bovinos. O material suplementado apresentou desempenho melhor do que as pastas de dente comuns e poderá ser, futuramente, uma formulação importante a ser utilizada por pacientes com risco para cárie dentária.

O artigo Effect of nanometric β-calcium glycerophosphate supplementation in conventional toothpaste on enamel demineralization: An in vitro study pode ser acessado em: www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1751616123007087?via%3Dihub.

* Com informações do CDMF.

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.