No dia 09 de dezembro de 2024, às 14h30, os alunos da EMEF Ermides Barsaglini Gulla, de Gavião Peixoto, terão a oportunidade de visitar o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF/CEPID/FAPESP), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O grupo será composto por 18 estudantes do Ensino Fundamental, acompanhados pela professora Laís Pieroni e representantes do projeto Ciência Para Todos.
Durante a visita, que terá duração aproximada de 2 horas, os alunos terão a chance de conhecer mais sobre as pesquisas desenvolvidas no CDMF, com ênfase em materiais funcionais nanoestruturados. Esses materiais são customizados para solucionar desafios nas áreas de energia renovável, saúde e meio ambiente. O tempo de visita poderá se estender dependendo da curiosidade dos estudantes e das perguntas feitas durante a atividade.
A programação inclui:
- Visita aos Laboratórios do CDMF: Conhecimento prático sobre os ambientes de pesquisa.
- Apresentação dos Trabalhos Desenvolvidos no CDMF: Explicação detalhada sobre os projetos voltados para soluções inovadoras em ciência e tecnologia.
- Empresas de Base Tecnológica (Spin-offs): Conhecimento sobre startups geradas nos laboratórios do CDMF, como Nanox, Katléia e LudoEducativo.
O projeto da EMEF Ermides Barsaglini Gulla foi o vencedor do Prêmio Ciência Para Todos, uma iniciativa da FAPESP e da Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura. Este prêmio reconhece a importância da educação científica nas escolas e reforça o compromisso com o desenvolvimento de jovens talentos para a ciência e tecnologia.
A visita é uma excelente oportunidade para os estudantes se aproximarem de temas atuais e inovadores, incentivando o interesse pela ciência e pela pesquisa.
EMEF Ermides Barsaglini Gulla, da cidade de Gavião Peixoto, estudantes do Ensino Fundamental e a professora Laís Pieroni desenvolveram o projeto “Práticas transformadoras na educação escolar: uso de um Parque Ecológico Municipal como recurso pedagógico para a popularização da Ciência e da Educação Ambiental”. Foram base do processo as disciplinas ciências, geografia e história, com seis ODS’s identificadas na pesquisa, sendo elas: Educação e Qualidade (4), Água Potável e Saneamento (6), Cidades e Comunidades Sustentáveis (11), Ação Contra a Mudança Global do Clima (13), Vida na Água (14) e Vida Terrestre (15). A pesquisa teve origem em um problema levantado pelos alunos sobre a subutilização do Parque Ecológico Municipal de Gavião Peixoto em aulas práticas, além da falta de um programa de visitas monitoradas para escolas. Assim, o grupo buscou entender a importância do território em questão para estudantes e moradores da região, aproveitando o espaço como recurso pedagógico interdisciplinar e incentivando a interação entre escola e comunidade local.
CDMF
Com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).