![nanox-na-agencia-fapesp-empresa-dobra-o-prazo-de-validade-do-leite-tipo-a-imagem](https://cdmf.org.br/wp-content/uploads/2016/11/nanox-na-agencia-fapesp-empresa-dobra-o-prazo-de-validade-do-leite-tipo-a-imagem.jpg)
A Agência FAPESP divulgou uma reportagem sobre a pesquisa da NANOX Tecnologia feita em parceria com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) que desenvolveu uma garrafa plástica bactericida. O prazo de validade do leite pasteurizado armazenado na garrafa aumenta de 7 para 15 dias. O estudo para criar a embalagem envolveu a incorporação de micropartículas à base de prata, com propriedades bactericida, antimicrobiana e autoesterilizante, no plástico rígido das garrafas.
A NANOX é uma spin-off que surgiu através da interação entre os professores do CDMF e ex-alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Assista a reportagem.