Professor Elson Longo é um dos autores convidados em edição especial da Ciência & Cultura

Revista comemora os 70 anos da SBPC

O professor Elson Longo, Diretor do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), é um dos autores convidados da mais recente edição do periódico Ciência & Cultura, editada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O número especial rende homenagens aos 70 anos da SBPC, contando com textos que relatam sua trajetória ou, ainda, que tem como autores grande expoentes da ciência brasileira nas últimas décadas.

Em seu artigo, intitulado “Interação universidade-empresa: relato de uma experiência”, Longo narra a trajetória de 30 anos de pioneirismo em pesquisa e inovação que ele e seus colegas José Arana Varela e Luís Bulhões traçaram, buscando a aproximação entre a Universidade e o setor privado. No texto são relembrados momentos importantes como a criação do Laboratório Interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmica — em parceria com a Companhia Brasileira de Metais e Metalurgia.

Também são destacados os trabalhos desenvolvidos em conjunto, tanto com grandes empresas, como Companhia Siderúrgica Nacional, 3M do Brasil e White Martins, quanto com os pequenos artesãos da cerâmica artística.

Longo também aborda a importância do projeto dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e dos demais projetos dos órgãos financiadores como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), sem os quais as atividades de pesquisa, inovação, formação e difusão concretizadas nesses últimos 30 anos seriam inviabilizadas.

Para acessar o artigo do Professor Elson Longo é só clicar AQUI

Para baixar em formato PDF clique AQUI

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.