Pesquisador do CDMF apresenta palestra na Universitat Jaume I

Atividade é parte das ações do convênio firmado entre o Centro e a Universidade espanhola

Como parte das ações do convênio entre o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e Universitat Jaume I (UJI), Miguel San Miguel, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisador do CDMF, apresentou a palestra intitulada “Estratégias computacionais para a simulação da interação elétrons/laser com materiais semicondutores” para professores, pesquisadores e alunos da Universidade espanhola.

Em sua fala, abordou alguns fenômenos dos fenômenos que ocorrem com alguns materiais semicondutores quando de sua irradiação com elétrons/laser, como, por exemplo,  o crescimento de partículas de prata superficiais, o que torna esses materiais bactericidas e, ainda, com potencial para a decomposição de corantes e hormônios. O projeto conta com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e de agências de fomento espanholas e é resultado de parcerias entre a Unicamp, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

A palestra é apenas uma das atividades desenvolvidas durante a visita de um grupo de pesquisadores do CDMF à Universitat Jaume I. Fazem parte da missão internacional, além de San Miguel, os pesquisadores Júlio Ricardo Sambrano, professor da Unesp – campus Bauru, e Elson Longo, professor da UFSCar e Diretor Geral do CDMF. O anfitrião da missão é Juan Andres, professor da UJI e pesquisador visitante do CDMF.

CDMF

O CDMF, dirigido pelo professor da UFSCar Elson Longo da Silva, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.