Plataforma financiada pelo CDMF/Fapesp alcança mais de 20 milhões de visualizações

A média anual é de 2 milhões de visualizações de usuários, predominantemente brasileiros, além do registro de acessos de mais de 180 países

A plataforma do projeto Ludo Educativo, um dos projetos Fapesp de difusão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), conduzido em parceria com a Aptor Software, uma empresa spin-off do Centro, que desenvolve jogos educativos disponibilizados gratuitamente na internet, alcançou  mais de 20 milhões de visualizações desde o estabelecimento do novo portal (4 de agosto de 2010) e da coleta de dados (implementada em 2014), por usuários predominantemente brasileiros.

Também foram registrados acessos de mais de 180 países, com Portugal na segunda colocação em número de acessos, seguido pelos Estados Unidos. As seis cidades brasileiras que mais utilizam o portal são, respectivamente, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Porto Alegre. Entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023 a plataforma obteve quase 2,1 milhões de visualizações, perfazendo a média anual de 2 milhões de visualizações.

O Ludo Educativo possui mais de 80 jogos desenvolvidos ao longo de sua história. No momento, de tudo que foi desenvolvido, mais de 50 jogos estão acessíveis ao público. Devido a uma atualização em browsers atuais, o Flash — tecnologia largamente utilizada na indústria e em aplicações web (especialmente para jogos, inclusive pela equipe do Ludo Educativo) — foi descontinuado. Desta maneira, um grande número de jogos desenvolvidos por anos para a plataforma estão sendo re-desenvolvidos na linguagem HTML5, mantendo-se o maior grau de fidelidade possível a suas versões originais.

A plataforma, de fácil acesso, disponibiliza conteúdo educativo diverso e de alta qualidade, através de jogos educativos divididos por série/ano, atividades impressas e uma plataforma para ajudar estudantes a entenderem com clareza os ensinos realizados em sala de aula. De forma lúdica, a plataforma contribui para os estudantes fixarem conteúdos de áreas variadas, entre elas história, matemática, química, nutrição, preservação ambiental, controle de doenças e vacinas. Há também atividades para pintura e desenho. E ainda o Ludo Escola, em que professores podem organizar cursos por sala e acompanhar o progresso dos alunos, criando avaliações online.

O diretor do CDMF, Elson Longo, lembra que o Ludo Educativo foi idealizado para auxiliar os professores do ensino fundamental e médio. “Um projeto de ensino para romper as barreiras do analfabetismo”, declara.

Atualizações

Ao longo do tempo a plataforma do Ludo Educativo passou por várias atualizações.

Algumas das maiores estão listadas abaixo:

  • Correção de erros no plugin do Facebook na página inicial, que exibia um erro se o usuário já estivesse logado na rede social (bug).
  • Inserção do Cookie-Consent (CC) que entra em acordo com a LGPD.
  • Ajustes nos scripts do site referentes à coleta de dados, sendo estes carregados apenas mediante aceitação dos cookies no CC.
  • Ajustes nos scripts de propagandas, sendo que estes agora carregam propagandas sem personalização, caso o CC não permita a personalização dos Ads.
  • Diversos ajustes em páginas de jogos e também no antigo botão de like destas páginas. 
  • Com mudanças em como o Facebook contabiliza e categoriza seus conteúdos, o botão foi substituído por um botão de Compartilhar.
  • Implementação de uma verificação por parte do site de imagens de perfil que ocupavam espaço no servidor mesmo sem que os seus usuários ainda existissem/acessem o site. Com isso, um completo script e rotas foram criadas para a administração poder buscar esses arquivos e apagá-los caso não tenham sido acessados nos últimos seis meses. 
  • Assim, a administração do site pode limpar um espaço considerável em assets de imagem que ficam ociosos no servidor (possuíamos avatares como esses de perfil com mais de nove anos sem acesso). Caso algum usuário tenha seu avatar apagado e volte a acessar o site, tais assets são automaticamente recriados, sem necessidade de intervenções ao usuário ou sua navegação.

Além destas correções, também foram adicionadas novas funcionalidades ao website:

  • botão para realizar o levantamento dos assets;
  • botão para remover tais assets antigos e sem acesso,
  • diversas avaliações de desempenho e medidas, bem como suas rotas e segurança, para que o processo seja suave e eficiente.

Pandemia

Com a interrupção do ensino presencial nas escolas em decorrência da pandemia do coronavírus, o Ludo Educativo possibilitou criar salas de aula para cursos a distância, promovendo uma experiência inédita na rede de ensino. Com o módulo Ludo Escola, dentro da website do Ludo Educativo, os professores podem utilizar cursos já disponibilizados na plataforma para aplicar a seus alunos ou mesmo criar seus próprios cursos, com diferentes módulos, em formato de jogos de tabuleiro. Os professores têm acesso a diferentes relatórios, inerentes ao curso, sala e aluno, para que possam analisar o desempenho dos alunos frente aos assuntos abordados no curso e o progresso de cada um nos módulos.

Também em meio à pandemia do coronavírus o Ludo Educativo lançou o “Vacinax – Segunda Dose”, um game que busca incentivar a vacinação e também reforçar sua importância especialmente no contexto da pandemia de COVID-19.

Outros dois games também foram lançados pelo Ludo Educativo no contexto da pandemia: Contra Corona e Contra Corona II. Os lançamentos se somaram às diversas iniciativas de difusão do Centro destinadas ao auxílio no combate à Covid-19.

Conheça alguns dos jogos disponíveis na plataforma Ludo Educativo

Cruzadinha Reciclagem (Remake)

Cruzadinha da reciclagem é um jogo focado nos termos e conceitos por trás da reciclagem. O jogo é um dos clássicos do Ludo Educativo. O jogador é apresentado a uma cruzadinha e deve descobrir, através de dicas, qual a palavra que se encaixa nos espaços. A ideia é que o jogador descubra, pesquise e reforce termos referentes à reciclagem. Existem também, junto a cada dica, uma imagem representativa e que ajuda a reforçar o contexto daquela

palavra/termo. O jogador finaliza o jogo após preencher toda a cruzadinha.

Vacinax – Segunda Dose

A proposta do jogo é a de informar as crianças das importâncias da vacinação. A versão Segunda Dose foi feita especificamente para comentar a importância da vacinação para COVID-19, mas continua genérica para qualquer outro tipo de vacina. No Vacinax, o jogador controla uma célula do sistema imune e deve encontrar todas as células infectadas, em um mapa “labirinto”, e destruí-las. Entretanto, inicialmente, a célula não pode destruir todas as células infectadas, pois ela possui um limite de células que consegue identificar como sendo infectadas (caso não identifique, elas parecem saudáveis), destruir (morrendo após um certo número de eliminações), e tempo de vida (eventualmente morrendo antes de conseguir encontrar todas as células infectadas). Conforme cada ciclo do jogo, o jogador será notificado que o corpo foi vacinado e poderá escolher uma dessas características para ser aprimorada ainda mais, com a vacinação. Eventualmente o jogador é capaz de ver, destruir e encontrar todas células infectadas e ganhar o jogo.

Contra Corona

A proposta do Contra Corona é a de informar as crianças da importância do distanciamento social, do uso de máscaras e cuidado ao espirrar e também de como lavar as mãos corretamente. O jogo possui um modo para cada tipo de informação. Na primeira, o jogador deve manter o distanciamento entre personagens no jogo, antes que eles tenham problemas de contaminação, também sendo capaz de colocar e trocar as máscaras desses personagens para que demore mais para se contaminarem. Na segunda, o jogador deve ficar atento a um local e evitar que pessoas se contaminem através de espirros. O jogo também pontua que não é possível sabermos quem está contaminado, e o jogador deve controlar o espaço e ficar atento aos personagens, evitar que espirrem e também colocar máscara neles. Na terceira, o jogador deve realizar os movimentos (acumulando pontos) para cada movimento que deve ser feito ao se lavar as mãos durante a pandemia, garantindo assim uma higienização total das mãos.

O Dever me Chama

O Dever me Chama é um jogo focado na tarefa de separar os lixos corretamente. O jogo começa com a nossa heroína descobrindo a importância da separação correta do lixo para realizar o processo de reciclagem. Essa nova descoberta motiva a heroína a coletar os lixos encontrados por ela e dar a eles o destino correto. Nessa aventura, o jogador irá explorar diferentes ambientes, como a casa da heroína, a escola onde ela estuda e o bairro onde ela mora. Em cada um desses ambientes o jogador deve procurar os lixos que estão espalhados pela fase, e no final realizar o processo de separação dos lixos. O Jogo conta com 6 fases diferentes, sendo duas para cada ambiente (Casa, Escola e Bairro), e diversos lixos.

DomiEnglish

O DomiEnglish é, em suma, um jogo de dominó, que permite ao jogador associar objetos, cores e números enquanto aprende suas versões em inglês. O jogador deve montar as cadeias de dominó associando os elementos do jogo a uma cópia deles ou à palavra inglesa que representa esse elemento. Por exemplo, é possível escolher uma peça com um círculo/quadrado (formas desenhadas) para se conectar a um lado do grupo de dominós que se encerra com triângulo/circle (forma desenhada e a palavra “circle”). O jogo pode ser jogado em 1 ou 2 jogadores.

Elementar

O Elementar é um jogo que trabalha com a tabela periódica e seus elementos. Nele, o jogador poderá responder perguntas de química e juntar moedas para comprar pacotes que possuem cartas de cada elemento da tabela periódica. Além disso, o jogo também conta com um estilo de jogo chamado de puyo-puyo, que trabalha com a reorganização de esferas para remoção de linhas, quase como uma variação do conhecido Tetris. Conforme o jogador pode colecionar os elementos da tabela periódica, ele pode verificar sua tabela periódica, liberar vídeos explicativos de cada elemento e também ver várias informações e exemplos de como os elementos da tabela na tabela são encontrados na natureza ou artificialmente criados.

Linha do Tempo – Roma

O Linha do Tempo – Roma é um jogo de cartas. Nele o jogador deve montar uma linha do tempo, cronologicamente com as cartas que possui. Ao colocar uma carta na linha do tempo, ele pode estar correto na ordem dos eventos (fixando a carta na linha do tempo), ou estar errado (descartando a carta de sua mão, perdendo seu combo e comprando uma nova carta). O objetivo do jogo é acabar com todas as cartas da mão, já que cada vez que o jogador acerta ele fica com uma carta a menos. O jogo pode ser jogado de 1 a 3 jogadores.

AlfaBeta Herói

O AlfaBeta Herói é um jogo de Português focado nos erros mais comuns da Língua Portuguesa. O jogo começa com um vilão alterando todas as palavras em placas e letreiros de uma cidade. O jogador deve, então, tentar corrigir todas as palavras que foram alteradas pelo vilão. Para isso, o jogador deverá identificar as palavras alteradas/erradas e apenas ligar as partes do Robô que não estiverem “danificadas”. O jogo conta com mais de 160 palavras em diversas categorias!

Patrulheiros da História

Patrulheiros da História é um jogo do tipo plataform, com o intuito de informar o jogador sobre parte da história e cultura africana. O jogador deverá desviar de seguranças e fazer acrobacias pelo mapa, enquanto procura partes de uma máscara histórica. Conforme o jogador progride por cada fase, é possível utilizar-se de efeitos como “desacelerar o tempo” para que seja mais fácil desviar dos seguranças, além de pular nas paredes. Ao encontrar cada parte da máscara, informações históricas são passadas ao jogador.

LabIncrível

LabIncrível é um jogo de puzzles focado em reflexão de luz, cores e ângulos. Quando os cientistas saem do laboratório, os ratinhos fazem a festa! O jogador deve ajudá-los a acordar outros ratinhos dorminhocos e para isso eles irão utilizar diversas luzes e espelhos encontrados no laboratório. O intuito é redirecionar as luzes de forma a chegar até os ratinhos que estão dormindo. Ainda assim, existem várias mecânicas que vão sendo apresentadas ao longo das fases, como espelhos com ângulos diferentes (90º, 45º entre outros), filtros de cores para acordar certos ratinhos e também a re-organização dos elementos das fases.

Resgatinhos

Resgatinhos point-and-click com o intuito de treinar alunos em quantidades, volumes, proporções e frações. O intuito do jogo é ajudar a personagem principal a reencontrar seus filhotes. O plano da gatinha para cumprir esse objetivo é o de acordar seu dono com o cheiro de bolinhos (Cupcakes), para que, então, ele abra a porta da cozinha. Ao longo do jogo, é possível coletar objetos nas telas fornecidas ao jogador, permitindo assim que ele consiga entender a receita que deve fazer. Entretanto, para isso, ele deve conseguir acessar o armário, gavetas e até mesmo abrir a geladeira resolvendo vários quebra-cabeças e calculando quantidades e volumes.

Quem Come o Quê

Quem Come o Quê é um jogo para treinar alunos no tema de teia alimentar. O jogo todo ocorre em um tabuleiro de 3×3, onde cada espaço possui uma relação com outro espaço. Quando o jogo começa, as relações no tabuleiro são fixas, e cartas com animais são apresentados para o jogador. Este deve, então, preencher o tabuleiro de uma forma válida, de acordo com qual animal se alimenta do que e suas relações na teia alimentar. O jogo conta com uma gama de mais de 150 animais e relações, além de possuir um “modo de tempo”.

Memória LudoEducativo

Memória LudoEducativo é um jogo da memória, com o intuito de trabalhar o raciocínio. O jogo segue a proposta de jogos da memória. Cartas são apresentadas ao jogador no começo e, após um tempo, são viradas para baixo. O objetivo do jogador é o de identificar os pares de cartas que eram iguais e selecioná-las (removendo-as do tabuleiro). O jogo possui um modo de tempo e várias dificuldades.

Acesso Belíssimo

Acesso Belíssimo tem o intuito de trabalhar com os alunos questões de acessibilidade pública através da construção de rampas, guias e a boa qualidade de calçadas. O jogador controla o novo secretário ou secretária responsável por garantir o acesso dos Feijovillenses a qualquer ponto da cidade. O jogador passará desde o perímetro rural até o centro metropolitano garantindo a construção de rampas de acesso em diversos pontos da cidade. Além disso, para ter sucesso em sua empreitada, o jogador também deverá estar atento às necessidades específicas de cada cidadão, fornecendo pisos táteis, consertando calçadas e movendo árvores para garantir que os pedestres cheguem até seus destinos.

Contra a Dengue 3

Contra Dengue 3 é um jogo estilo dungeon crawler (mapas com inimigos e exploração). O intuito é trabalhar o assunto de prevenção contra a dengue e as formas de evitar acúmulo de água parada.  O jogador controla a personagem principal de todos Contra Dengue, que é jogada em um mundo virtual. Lá ela deve explorar os mapas, limpar os focos da dengue e também evitar e eliminar mosquitos de diversos tipos. Ao longo dos mapas ela pode pegar doenças como Dengue Chikungunya e Zika, que criam desvantagens relacionadas aos sintomas mais comuns de cada uma das doenças. Além disso, existem chefes que devem ser derrotados para que o jogador consiga prosseguir para a próxima fase.

Aventureca

Aventureca é um jogo estilo plataform. O intuito é trabalhar o assunto de cores e suas misturas. O jogador controlará um personagem capaz de absorver ou misturar cores em seu próprio corpo. Dessa forma o jogador conseguirá avançar através de paredes da cor que o corpo do personagem possuir. Além disso, o jogador deverá coletar estrelas e também aprender outras mecânicas como a de pintar certas paredes, para depois atravessá-las. O jogo conta com 12 fases, com diversos níveis de dificuldade.

No Ritmo das Palavras (Remake)

No Ritmo das Palavras é um jogo com o intuito de trabalhar o assunto de sinônimos e antônimos para os alunos, além de difundir conceitos artísticos e de dança típica brasileira do Frevo. A função do jogador é a de encontrar os pares de palavras e também identificar se as palavras disponíveis para preencher os espaços são sinônimos ou antônimos das palavras apresentadas. Dessa forma o jogador passará por vários estágios e diversas palavras e suas variações. Caso o jogador erre, perde uma sombrinha típica do frevo e os personagens também errarão os passos da dança. Caso acerte, acumula pontos e os personagens exibem um passo da dança.

Manda Letra (Remake)

Manda Letra é um jogo focado na identificação de palavras e na correta forma de escrevê-las. A função do jogador é a de controlar uma pequena Triceratops e ajudá-la a completar as palavras que estão caindo como meteoros. A palavra também é identificada por uma imagem para facilitar o reconhecimento por parte do jogador. Ao acertar, os meteoros explodem antes de alcançarem o chão. Conforme o jogo avança, as palavras irão descer mais rapidamente.

TabuÁgua (Remake)

TabuÁgua é um jogo no estilo batalha-naval, permitindo aos jogadores definir a linha e coluna que desejam acertar através de contas da tabuada. A função do jogador é a de posicionar seus amigos na piscina, do seu lado (basicamente seus barquinhos) e, então, tentar vencer o jogo de queimada na piscina acertando os personagens do outro lado da piscina. Para isso, o jogador deve selecionar uma linha e coluna para fazer sua jogada e, para tal, deve realizar contas de tabuada que identificam essas linhas e colunas e escrever o resultado da conta.

EcoCasa – Água (Remake)

EcoCasa – Água é um jogo focado no uso correto e sustentável de água dentro das atividades da casa. O jogador será apresentado com uma casa e uma barra de desperdício de água. A ideia é que o jogador identifique personagens que estão fazendo mau uso da água (no caso, diminuindo a quantidade de água disponível na barra) e removê-los da casa, trocando-os por um personagem que realiza a atividade de uma forma mais sustentável e consciente da água. Com o tempo, mais e mais personagens vão aparecendo ao mesmo tempo, e o jogador deve lidar com todos o mais rápido possível, antes que desperdicem muita água.

Ludo Escola:  Atlantis e LudoMix

O LudoMix é um jogo de tabuleiro. A intenção do jogador é chegar até o final do caminho e passar por todas as casas do tabuleiro. O jogador se locomove jogando um dado e, então, andando aquela quantidade de casas. Em várias casas o jogador poderá cair em uma casa que, para avançar e, efetivar seu movimento, ele deve responder às perguntas estipuladas no módulo. Muitas vezes o tabuleiro também possui um atalho, que pode ser pego caso responda corretamente uma certa pergunta. O Atlantis também é um jogo de tabuleiro. E a intenção do jogador também é a de chegar ao final do caminho, passando por todas as casas do tabuleiro e também todas as Esfinges. O jogador também joga um dado para se locomover, entretanto ele está restrito a seções do tabuleiro, que funcionam quase como um labirinto. Dentro dessas seções ele deve encontrar uma chave, para desbloquear a esfinge, evitando armadilhas em certas casas. Caso o jogador caia em uma armadilha, ele deve passar por um mini-game que é uma “provação” para avançar e ganhar itens que facilitam sua travessia no tabuleiro. Ao chegar na esfinge e desbloqueá-la, o jogador poderá enfrentá-la, respondendo suas perguntas, provenientes do módulo. Ao acertar, o jogador consegue evitar gastar energia própria para vencer a esfinge. Caso erre, ele perde energia própria para vencer a esfinge e, ao zerar, perde o jogo e deve reiniciar o módulo. Em ambos os casos, a plataforma do Ludo Escola permite que professores criem cursos compostos por múltiplos módulos de perguntas e use-os com uma turma de forma privada, além de também permitir que publiquem seu curso de perguntas na plataforma, disponibilizando esse para outros professores utilizarem também. Para mais informações acesse: www.ludoeducativo.com.br e selecione a opção “Ludo Escola”

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CDMF
Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.