Novo game Contra Corona estimula prevenção à Covid-19

Jogo gratuito na Internet mostra a importância da prevenção à propagação do novo coronavírus

Por José Angelo Santilli

“Contra Corona” é um jogo do Ludo Educativo para mostrar a importância da prevenção à propagação da COVID-19, a fim de achatar a curva de contágio.

O Ludo Educativo é projeto de extensão universitária em parceria do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) com a Aptor Software. O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Esta é a segunda versão do jogo, que enfoca ações de cuidado em meio à pandemia: distanciamento social e uso de máscaras! Cada minigame contém um texto informativo sobre o método de prevenção que ele trata, além de uma breve explicação de como jogar.

Em meio ao isolamento social, quando é necessário sair de casa é muito importante evitar aglomerações e manter o distanciamento social para evitar o contágio do novo coronavírus.

Também é fundamental o uso de máscaras ao sair de casa para diminuir as chances de contaminação. Mas fique atento, elas não são uma solução permanente para sua proteção, elas precisam ser trocadas e as regras de distanciamento devem continuar sendo respeitadas.

No jogo isso é representado com o uso de emojis no lugar de pessoas, e elas estão sempre tentando se aglomerar. Sua tarefa é evitar que elas se mantenham aglomeradas por muito tempo afastando-as e colocando máscaras.

Conteúdo do “Distanciamento Social”:

·         Interface contém um contador em formato ilustrativo de COVID-19 que só aparece quando as pessoas ficam próximas;

·         As pessoas tentarão se aglomerar;

·         Contador de tempo para mostrar quantos segundos já se passaram;

·         Máscara ao dar duplo clique.

Como jogar “Distanciamento Social”:

·         O jogador deve afastar as pessoas que vão aparecendo (a quantidade total de pessoas vai aumentar);

·         A pontuação é diretamente proporcional ao tempo que o jogador consegue manter as pessoas afastadas umas das outras;

·         O jogador pode colocar máscaras dando um duplo clique, levando mais tempo para atingir o limite de tempo de proximidade;

·         O jogo acaba quando as pessoas ficam próximas tempo demais (não respeitando o distanciamento social).

Ludo Educativo

O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária que surgiu em 2012 e tem jogos gratuitos sobre diversos assuntos que estão presentes no dia a dia de crianças e adolescentes, como a escassez de água, preservação do meio ambiente e a preparação para o vestibular.

A equipe do projeto é formada por designers, programadores e profissionais do audiovisual da Aptor Software, uma empresa spin-off do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF).

Outros jogos estão disponíveis na plataforma do Ludo Educativo:

https://www.ludoeducativo.com.br/pt/

Sobre LAbI UFSCar 2821 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.