CDMF recebe grupo de pesquisadores da UFBA

Visita tem como objetivo novas parcerias em pesquisa e formação

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) está realizando uma série de experimentos e atividades de formação no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF).

Liderado pelas pesquisadoras Adriane Viana do Rosário e Valéria Cristina Fernandes, professoras do Instituto de Química (IQ) da UFBA, o grupo que visita o CDMF conta com os pós-graduandos Nadja Sousa de Oliveira, Rodrigo da Silva Franco, Najara Santana Pita e Luiza Maria Cerqueira Silva e pela aluna de iniciação científica Hannah de Albuquerque Vieira Mattos.

Entre os experimentos realizados durante a permanência nos laboratórios do CDMF, os pesquisadores focaram suas atenções no desenvolvimento e caracterização de novos materiais com potencial de aplicabilidade em fotocatálise e em sistemas de armazenamento e conversão de energia, principal foco de interesse do Grupo de Pesquisa em Eletroquímica, Energia e Materiais (GPEEM), vinculado ao IQ – UFBA.

Além disso, as líderes do grupo estão elaborando novos projetos para o estabelecimento de novas parcerias em pesquisa junto ao CDMF, especialmente na área de eletroquímica.

CDMF

O CDMF, dirigido pelo professor da UFSCar Elson Longo da Silva, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2839 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.