Efeitos da adição de nanocompósito híbrido baseado em hidrogel de polissacarídeo e nanoargila nas propriedades nos estados fresco e endurecido de argamassas cimentícias

Cerâmica 68

Efeitos da adição de nanocompósito híbrido baseado em hidrogel de polissacarídeo e nanoargila nas propriedades nos estados fresco e endurecido de argamassas cimentícias

Abstract: As argamassas são compósitos heterogêneos cujo ganho de resistência ocorre por meio de uma sucessão de reações químicas entre a água e o cimento Portland. Nesse sentido, polímeros hidrofílicos capazes de absorver água e liberá-la posteriormente vêm sendo desenvolvidos para melhorar as propriedades das argamassas. Assim, hidrogel à base de poliacrilamida, carboximetilcelulose e nanoargila foi sintetizado e aplicado em argamassas cimentícias preparadas com diferentes relações água/cimento (a/c = 0,40, 0,48 e 0,50). A sua aplicação nas argamassas reduziu o índice de consistência e a taxa de exsudação, e não ocasionou variação na densidade no estado endurecido destas. Já os índices de absorção de água das argamassas com hidrogel com a/c= 0,40 e 0,50 reduziram cerca de 6,1% e 6,7%, respectivamente. Esse mesmo comportamento também foi observado para a resistência à compressão. Em suma, o desenvolvimento e aplicação de hidrogéis capazes de absorver e liberar água é uma área bastante promissora para a construção civil.

Author(s): Calesco, M.A.F.; Watanuki Filho, A.; Moura, M.R.; Aouada, F.A.

Cerâmica 68

Published: Jan-Mar 2022

DOI: https://doi.org/10.1590/0366-69132022683853161

CDMF

The CDMF, hosted at the Federal University of São Carlos (UFSCar), is one of the Research, Innovation and Dissemination Centers (RIDC) supported by the São Paulo State Research Support Foundation (Fapesp), and also receives investment from the National Council Scientific and Technological Development (CNPq), from the National Institute of Science and Technology of Materials in Nanotechnology (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2910 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.