Nanoarte de integrante do CDMF será enviada para a Lua

Obra de Enio Longo comporá uma coleção de objetos culturais e amostras naturais

Uma obra do artista plástico Enio Longo, integrante do projeto Nanoarte do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), está entre os arquivos que irão compor o The MoonArk, uma espécie de mini museu cultural que será criado na Lua.  A obra de Longo que comporá a coleção é uma pintura digital baseada em imagem microscópica.

No dia 4 de maio, a bordo de um módulo de pouso, o mini-museu será enviado para o satélite. Criado pelo artista Mark Baskinger, o mini-museu faz parte do projeto estadunidense “Moon Arts Project” e vem sendo desenvolvido ao longo de dez anos. A iniciativa reúne cerca de 300 artistas e estudiosos do mundo com o objetivo de levar à Lua informações sobre a vida na Terra. 

Segundo a Agência Fapesp, o MoonArk foi projetado para durar milhares de anos e consiste em uma escultura composta por quatro câmaras independentes que armazenam centenas de imagens, poemas, música, nano-objetos, mecanismos e amostras terrestres entrelaçadas por meio de narrativas complexas. 

Foram programados dois MoonArks idênticos em todos os aspectos. Um deles será enviado para a Lua, enquanto o outro permanecerá na Terra. Após participar de uma turnê internacional, com o objetivo de estimular diálogos e conversas, a MoonArk que permanecerá na Terra ficará permanentemente no Museu Nacional do Ar e do Espaço do Smithsonian, nos Estados Unidos.

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.