Pesquisadora do CDMF apresenta trabalho durante 4º Encontro de Jovens Cientistas em Portugal

Desempenho de esponjas de quitosana no tratamento de candidíase vulvovaginal foi o tema

Fiama Martins, pesquisadora do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), apresentou o trabalho intitulado ”Chitosan Sponges as a Clotrimazole Delivery System for the Treatment of Vulvovaginal Candidiasis” durante o 4th SPLC-CRS (Spanish Portuguese Local Chapter from Controlled Release Society) Young Scientist Meeting. A apresentação aconteceu na última segunda-feira, 6, na Universidade do Porto, em Portugal. 

O trabalho relata os resultados da atividade de esponjas de quitosana – um biomaterial adequado para aplicações biológicas – carregadas com clotrimazol contra espécies do fungo Candida para o tratamento da candidíase vulvovaginal. Martins é orientanda de Emerson Camargo, professor do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e integrante do CDMF, e atualmente está realizando intercâmbio acadêmico no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde na Universidade do Porto, sob a supervisão dos professores José das Neves e Bruno Sarmento, investigador principal do grupo Nanomedicines and translational drug delivery, do qual Martins é colaboradora.

O 4º Encontro de Jovens Cientistas do SPLC-CRS acontece nos dias 6 e 7 de fevereiro no i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto. O encontro é organizado pelo Comitê de Jovens Cientistas da Controlled Release Society.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2926 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.