Pesquisadores do CDMF publicam artigo em parceria com o Instituto Venezolano de Investigaciones Científicas

Estudo expõe estrutura de polímero de coordenação à base de piridilvinil (benzoato)

Os pesquisadores Manoel Victor Frutuoso Barrionuevo e Miguel A. San-Miguel, da Unicamp, e integrantes do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), estão entre os autores do artigo Experimental and theoretical studies of a pyridylvinyl(benzoate) based coordination polymer structure, publicado na revista CrystEngComm. O trabalho conta com a parceria do grupo experimentalista liderado pelo Prof. Wdeson Pereira Barros, da Unicamp, e do Prof. Rafael Añez, do Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC). 

O artigo consiste em um esforço combinado de sínteses e caracterização de um novo MOF (metal organic framework) com propriedades magnéticas e simulações computacionais que auxiliaram na interpretação atomística das propriedades estruturais e eletrônicas.

Resumo 

As propriedades eletrônicas, de adsorção e estruturais de um polímero de coordenação (CP) em camadas {[Cu(3,4-pvb)2] ·x(dmf)·y(H2O)}n (x = 4; y = 0 ou x = 3,5; y = 1), formado pela coordenação de {3-[2-(4-piridil)vinil]}benzoato (3,4-pvb) ao cobre (II), foram estudadas tanto experimentalmente quanto computacionalmente. A maior parte da estrutura do CP é mantida unida devido a uma interação não covalente de empilhamento de tipo π, que juntamente com a coordenação do metal se arranja como uma estrutura bidimensional com grandes canais em forma de diamante que se estendem de forma ondulada. 

O empilhamento das camadas onduladas leva a uma estrutura supramolecular tridimensional com uma área de superfície estimada de 26,5 m2g−1 e grandes poros em forma de losango com um volume de cerca de 0,09 cm3g−1. Cada poro em forma de losango é preenchido com uma cadeia supramolecular de moléculas de dmf (dimetilformamida) que se estende ao longo do eixo cristalográfico a. Os resultados indicaram que o ligante 3,4-pvb−, juntamente com o efeito de template induzido pelo solvente, leva a uma topologia estrutural distinta em comparação com outros CPs baseados em piridilvinil(benzoato).

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2910 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.