Em palestra, professor da Faculdade de Química da Universidade da República Oriental do Uruguai, discute abordagem computacional de reações atmosféricas

Evento aconteceu no campus de Bauru da Unesp em 18 de julho

O professor Mauricio Vega, da  Faculdade de Química da Universidade da República Oriental do Uruguai, em Montevidéu, apresentou  na tarde de 18 de julho, na Faculdade de Ciências do campus Bauru da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a palestra “Uma abordagem computacional de reações radicalares atmosféricas: quimiodiversidade e degradação de compostos voláteis e selenetos orgânicos”.

Na palestra, Vega apresentou os antecedentes do Computational Chemistry and

Biology Group (CCBG) em estudos de reações de compostos voláteis com

compostos radicalares da atmosfera, além de resultados mais

recentes de três casos:

  • o mecanismo das reações concatenadas do oxolan-3-ona com compostos atmosféricos;
  • os mecanismos e a cinética das reações do seleneto de hidrogênio como os radicais OH e Cl;
  • a modelagem de radiotraçadores emissores de pósitrons formados por 68Ga e 99mTc unidos a peptídeos derivados de *defensinas* para o uso em diagnóstico de infecções ocultas mediante imaginologia.

Vega, que veio a Bauru para estreitar colaboração com o grupo de Modelagem e Simulação Molecular, liderado por Julio Sambrano já havia vindo ao estado de São Paulo como professor visitante,  com auxílio Fapesp Joven Investigador en Centros Emergentes, FC/UNESP/Bauru (Projeto de Pesquisa financiado pela FAPESP, Processo 2006/56078-4).

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2924 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.