Aluno de IC do CCMC é selecionado para concorrer ao prêmio Yvonne Primerano Mascarenhas

Lucas desenvolve Iniciação Científica, atualmente, com auxílio financeiro da FAPESP

Foi divulgada, nesta semana pela equipe organizadora da 5ª Semana Integrada do Instituto de Física de São Carlos (SIFSC 5) a relação de 5 alunos de graduação selecionados para apresentarem seus trabalhos de forma oral no evento, e, assim, concorrerem ao Prêmio Yvonne Primerano Mascarenhas. Entre os 5 alunos, está o estudante de bacharelado em Física Lucas Henrique Francisco, que desenvolve Iniciação Científica no Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC) sob orientação do Prof. Antonio Carlos Hernandes.

Lucas desenvolve Iniciação Científica, atualmente, com auxílio financeiro da FAPESP e seu projeto versa sobre Cerâmicas condutoras de prótons à base de Ba3Ca1.18Nb1.52R0.3O9-d (R = Y, Sm, Gd): preparação e propriedades. O trabalho do aluno foi selecionado pela equipe avaliadora da SIFSC 5, a qual é composta por docentes e pós-docs do IFSC. Apenas os melhores 5 melhores resumos entre os alunos da graduação são elencados para apresentação oral pública no evento, que é o requisito para concorrer ao Prêmio Yvonne Primerano Mascarenhas, como consta nas regras: “Será atribuído nota (0-10) apenas aos resumos submetidos para concorrer ao prêmio Yvonne Primerano Mascarenhas

 – Os resumos com maiores notas serão classificados para a comunicação oral de acordo com o número de vagas

– O deferimento dos resumos inscritos para a comunicação oral será realizado mediante análise dos currículos pela Comissão de Graduação (CG) ou pela Comissão de Pós-Graduação (CPG). Sendo esta etapa eliminatória, este critério não adicionará notas na classificação dos resumos.

§ 1º As etapas I e II são classificatórias para a etapa III. Os convocados para a etapa III serão:

I – 5 alunos de Iniciação Científica com as cinco maiores notas dos alunos matriculados nos cursos de Bacharelado em Ciências Física Biomoleculares, Física e Física Computacional.

II – 12 alunos de Mestrado com as maiores notas;

III – 12 alunos de Doutorado com as maiores notas”

Em breve, será divulgado o horário e local das apresentações para que o público do IFSC possa assistir aos alunos que concorrerão ao prêmio.

Amanda Murgo
Sobre Amanda Murgo 134 Artigos
Educadora do Laboratório de Difusão Científica (LaDiC) do Grupo Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC/IFSC/USP) no âmbito das ações de Difusão Científica do CDMF. Assessora de Comunicação do CCMC/LaDiC/CDMF desde 2010. Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos com estágio no Projeto "História da Ciência e Meio Ambiente - as demandas por energia através da História" (CCMC/IFSC/USP/CDMF) de abril de 2013 a julho de 2014. Atua ministrando cursos de Educação Ambiental em escolas de Rede Básica de Ensino e Educadores com a temática pelo CDMF até os dias atuais.