Professores e alunos do ensino fundamental e médio podem contar com um novo espaço no portal de jogos educacionais Ludo Educativo, vinculado ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF). O objetivo é fornecer atividades extras em diversas áreas, que poderão ser baixadas e impressas para os alunos.
O coordenador de desenvolvimento do grupo, Gabriel Lima, explica que o ambiente pode ajudar o professor a dar continuidade às atividades vistas em sala de aula. “Inicialmente teremos atividades de caça-palavras, colorir, recortar e colar, jogo da memória, completar palavras, cruzadinhas, ligar elementos e completar circuitos elétricos”.
A ideia é que os jogos do portal sejam lançados em conjunto com as atividades extras, que são voltadas para estudantes do ensino fundamental e médio. “Cada atividade tem uma faixa etária indicada, uma vez que elas abordam assuntos diferentes. Portanto, não definimos uma idade limite”, explicou Lima.
O diretor do CDMF, professor Elson Longo, aponta a iniciativa como um complemento lúdico para os assuntos trabalhados na escola. “O ensino fundamental e médio constitui a base para estruturar uma sociedade do conhecimento para o futuro. O portal Ludo Educativo, de maneira dinâmica, vem criando novos jogos e alternativas para ensinar de modo consciente e divertido”.
As atividades estão disponíveis para download através do link: http://portal.ludoeducativo.com.br/pt/activities.
Sobre o Ludo Educativo
O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária que surgiu em 2012, conta com cerca de 160 mil acessos mensais e tem jogos gratuitos sobre diversos assuntos que estão presentes no dia a dia de crianças e adolescentes, como a escassez de água, preservação do meio ambiente e a preparação para o vestibular.
Um dos temas atuais abordados nos jogos é a dengue, que vem causando epidemias em todo o país. No Contra a Dengue, o jogador precisa acabar com os focos da doença pela cidade. Para jogar, clique aqui.
A equipe do projeto é formada por designers, programadores e pedagogos da Aptor Software, uma empresa spin-off que surgiu nos corredores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual Paulista (UNESP). Conheça mais jogos do grupo no site http://portal.ludoeducativo.com.br.