Pesquisador do CCMC apresenta trabalho no 2016 MRS Spring Meeting

A apresentação do trabalho de Rodney abordou o fenômeno de interface entre líquidos e superfícies funcionadas

A participação em eventos de grande importância na área de materiais é uma das marcas do Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos. Neste ano, o pesquisador do CCMC, Rodney Marcelo do Nascimento, pós-doc sob supervisão do Professor Antonio Carlos Hernandes apresentou um trabalho na sessão de comunicações orais do 2016 MRS Spring Meeting and Exibit, ocorrido em Phoenix, Arizona, USA, em abril. O trabalho apresentado é intitulado Induced Pinning by Hevein Proteins-Calcium Phosphate Particles on Natural Rubber Surfaces.

A apresentação do trabalho de Rodney abordou o fenômeno de interface entre líquidos e superfícies funcionadas. Os materiais utilizados na pesquisa do pós-doc foram desenvolvidas utilizando materiais com potencial bioativo a partir da combinação de fosfatos de cálcio e proteínas selecionadas. Os resultados discutidos no evento referiram-se às modificações nas propriedades da superfície em termos de microestrutura e energia livre no qual é possível explicar tanto a retenção de fluidos na superfície (o que interessa aos pesquisadores, visto que a pesquisa busca a adesão com fluido corporal e células) quanto a formação dos clusters de partículas.

O evento congregou toda a Sociedade de Pesquisadores em Materiais ( Materials Research Society – MRS) que vem atuando na fronteira do conhecimento na investigação e aplicação de materiais. Sobre a recepção do trabalho de Rodney, o pós-doc avaliou: “Foi uma grande oportunidade para ampliarmos o leque de possibilidades a partir da troca de conhecimentos. Pelo fato do trabalho ter sido aceito para apresentação oral, foi possível ter um feedback  imediato dos resultados do nosso trabalho. A recepção foi interessante uma vez que o material híbrido que desenvolvemos tem potencial de aplicação. Este talvez tenha sido o ponto que mais chamou atenção dos pares. No final, a experiência adquirida vai ajudar a direcionar o trabalho que desenvolvemos no Brasil.”

Durante o Encontro da Comunidade de Pesquisadores em Materiais, houve também a reunião de representantes dos governos e de grandes indústrias de alta tecnologia dos países como Estados Unidos, Japão e Alemanha. Marcado pela interdisciplinaridade e uma grande estrutura organizacional, o evento ocasionou grande troca de experiências no âmbito de conhecer o que está na fronteira do conhecimento e desenvolvimento na pesquisa de materiais. Rodney concluiu: Foi um grande aprendizado e um prazer poder apresentar um pouco da ciência que desenvolvemos no Brasil.”

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).