Crianças da E.E. Eugênio Franco participam de minicurso promovido pelo LaDiC

O objetivo é conscientizar sobre os impactos ambientais causados pelas ações humanas no decorrer da História

A Escola Estadual Prof. Eugênio Franco, está recebendo entre os meses de outubro e novembro a educadora Amanda Murgo do Laboratório de Difusão Científica (LaDiC), Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC/IFSC/USP) para aplicação do minicurso que está sendo ministrado em escolas públicas e projetos socioeducativos de São Carlos. Trata-se de uma iniciativa realizada no âmbito das atividades de Difusão Científica do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF/CEPID/FAPESP) cujo objetivo é conscientizar sobre os impactos ambientais causados pelas ações humanas no decorrer da História, sobretudo nos dias atuais, em que há grande demanda por energia.

Em quatro aulas que ocorrerão até meados de novembro, 150 crianças dos terceiros anos entre 8 e 9 anos refletirão de modo lúdico no formato de contação de histórias como desde o período mais antigo da humanidade, os seres humanos interagem com a natureza, alterando-a conforme suas necessidades.

Nas últimas duas semanas, as crianças refletiram como era a vida humana na Pré-História, participando de um exercício que estimulou a imaginação e a criatividade: em um ambiente escuro, com os olhos fechados, sons de natureza, animais selvagens, chuva e trovões levaram as crianças a pensar como eram os desafios do homem pré-histórico antes do domínio da técnica do fogo. Com este pano de fundo traçado, a primeira aula do curso foi inteiramente dedicada à apresentação das formas de energia utilizadas pelo homem pré-histórico (energia solar, energia dos alimentos, e, muitos milhões de anos após o surgimento do homem no planeta Terra, o domínio do fogo).

Ao final da exposição, as crianças observaram o nível de alteração ambiental do homem contemporâneo, dotado do conhecimento da ciência e das maravilhas da tecnologia, comparando com a forma de vida do homem na Pré-História, desprovido ainda desses recursos. Foi apresentado, então, os benefícios que as descobertas científicas e evoluções tecnológicas trouxeram aos seres humanos, mas, também, os pontos negativos gerados pelo mau uso desses recursos como o aumento da escala de devastação ambiental.

Após esta abordagem, um salto foi dado na História para que as crianças refletissem sobre as grandes demandas por energia que a Primeira Revolução Industrial Instaurou no mundo moderno e contemporâneo. Ainda foram introduzidos conceitos científicos como a geração de gases poluentes decorrentes dos combustíveis de origem fóssil como o carvão, e, mais recentemente o petróleo. O uso do vapor como fonte de energia e a associação entre ciência, tecnologia e indústria também foram temas dessa última aula.

Nos próximos encontros, as crianças entrarão em contato com as formas de energia do mundo contemporâneo e as evidências de alteração ambiental que as ações humanas têm causado em escala global, sobretudo com a queima de combustíveis fósseis para geração de energia. Os educadores da escola também tem participado ativamente das intervenções do LaDiC em suas aulas, relacionando os temas de educação ambiental e ciências que já vinham sendo trabalhados no decorrer de todo ano, aproximando, assim, os saberes na comunicação entre a universidade e a escola.

*Agradecemos à Diretora Silvia Eliana Cava Mori à Coordenadora Pedagógica Luciane Pilegi, toda a equipe gestora e equipe docente dos 3ºs anos pela parceria firmada e interesse nas atividades de Difusão do LaDiC.

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