Professora Zaghete profere palestra em Encontro de Ciências dos Materiais na UFMS

A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em colaboração com o Centro de Pesquisa e Tecnologia em Recursos Naturais (CPTREN), UEMS, Naviraí, MS, promoveram entre os dias 30 de outubro a 1º de novembro o I Encontro em Síntese, Caracterização, Aplicações e Modelagem em Ciências dos Materiais – I-ESCAM.

A coordenadora de Pesquisa do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), Profa. Dra. Maria Aparecida Zaghete, do Instituto de Química da Unesp, campus de Araraquara, foi uma das conferencistas convidadas. Ela proferiu palestra sobre  “Cerâmicas tradicionais e nanométricas:  processamento/multifuncionalidade”.   O CDMF  é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Daniela C. Manfroi e Alberto A. Cavalheiro atualmente são docentes do Centro de Pesquisa e Tecnologia em Recursos Naturais (CPTREN), UEMS, Naviraí, MS, Brasil. Ambos os pesquisadores defenderam doutorado no CDMF. Juntos os pesquisadores da UEMS e a UFMS nuclearam na região um centro de pesquisas em materiais que já conta com mestrado e doutorado em Campo Grande e mestrado em Naviraí e Dourados.

Nos últimos anos, houve um crescimento significativo no número de trabalhos, grupos de pesquisa, e programas de pós-graduação com linhas de pesquisas voltadas a esta área. O I ESCAM teve como objetivo criar um ambiente profícuo para a divulgação, discussão e difusão de projetos e pesquisas relacionadas à área de Ciências dos Materiais.

Tendo como meta fomentar uma maior interação entre grupos de pesquisa, de diferentes universidades brasileiras, mas principalmente dos estados do MS e MT, ligados a Ciência e Engenharia de Materiais. Focando também no envolvimento de alunos de graduação e pós-graduação em um ambiente de pesquisa acadêmica. O encontro permitiu situar os alunos com respeito às possibilidades e potencialidades de aprendizagem, formação e carreira que podem ser oferecidas pela pós-graduação no âmbito dos estados do MS e MT.

O encontro abordou tópicos abrangentes dentro da área de Ciência dos Materiais incluindo caracterização, aplicação, teoria e modelamento, desenvolvimento de dispositivos, síntese e obtenção de materiais. Os tópicos foram distribuídos, mas não restritos, nos seguintes temas:

Aplicações (dispositivos eletrônicos, ópticos, sensores químicos (de gases ou líquidos), sensores de pressão, materiais inteligentes, aplicações biológicas).

Materiais (cerâmicas, vidros, cristais, compósitos, polímeros, ferroelétricos, ferromagnéticos, multiferróicos, supercondutores, semicondutores e biomateriais)

Caracterizações elétricas, dielétricas, fenômenos de condução, estudos de Engenharia de Materiais (síntese, obtenção, processamento, melhoramentos e aplicações).

Novas técnicas de caracterização.

Caracterizações ópticas, estudos de fenômenos ópticos.

Teoria e modelamento, simulação computacional e tópicos relacionados.

Filmes finos e ultrafinos, produção e estudo de materiais em micro e nanoescala.

Espectroscopia Raman e no Infravermelho.

Difração de raios-X.

Microscopia Eletrônica e de Força Atômica.

Outras informações podem ser conferidas no site do evento: https://www.ufms.br/instituto-de-fisica-da-ufms-sediara-encontro-ligado-ciencias-dos-materiais/  e  https://crcena.wixsite.com/escam

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).