Pesquisa avalia percepções sobre divulgação científica no CDMF

Estudo busca compreender relação dos pesquisadores do Centro com a Difusão e a Divulgação Científica

Um projeto de pesquisa que vem sendo conduzido no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), busca compreender qual a relação dos pesquisadores vinculados ao Centro com as atividades de difusão do conhecimento e divulgação científica e quais as percepções dos pesquisadores sobre esses temas.

O projeto, intitulado “Percepções acerca da atividade de Divulgação Científica dos integrantes do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais”, é desenvolvido pelo pós-doutorando Tárcio Minto Fabrício e conta com a supervisão de Adilson J. A. de Oliveira, docente do Departamento de Física da UFSCar e Coordenador de Educação e Difusão do Conhecimento do CDMF.

Para Fabrício, a pesquisa em desenvolvimento ganha especial importância na conjuntura atual, em que os recursos para as áreas de Ciência e Tecnologia têm sido cortados de maneira drástica e a própria função social da Ciência vem sendo questionada, e, assim, as atividades de difusão e divulgação científica são apontadas como fundamentais para a reversão desse quadro.

Nesse contexto, um aumento das atividades de difusão e divulgação vem sendo observado, sem que, no entanto, existam indicadores claros e consolidados dos impactos de boa parte dessas ações. “Saber o que os pesquisadores pensam sobre essas questões pode auxiliar no planejamento das ações de difusão e divulgação científica mais eficazes”, acredita o pós-doutorando.

Além disso, a compreensão da percepção dos pesquisadores também deve permitir a elaboração de ações que contribuam para o envolvimento desses pesquisadores nas atividades. “Os resultados do estudo já têm permitido a elaboração de um conjunto de ações voltadas para os próprios pesquisadores, no sentido de auxiliá-los tanto na compreensão da importância da difusão quanto na elaboração de atividades divulgação científica mais eficientes, como tivemos oportunidade de discutir em um simpósio promovido há alguns meses”, revela.

O Simpósio de Difusão e Divulgação Científica em Cepids foi realizado no mês de abril na UFSCar pelo CDMF, em parceria com o Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI), e contou com a participação de representantes de 15 Cepids, com sessões de apresentação de trabalhos, conferências e mesas-redondas.

Outro aspecto importante da pesquisa, de acordo com o supervisor do projeto, é que seus resultados vão subsidiar a avaliação das ações desenvolvidas pelo CDMF. “É importante que tenhamos clareza sobre o impacto e a efetividade das ações de difusão que vêm sendo conduzidas pelo CDMF nos últimos anos, afinal os Cepids, além da pesquisa e da inovação, devem demonstrar sua excelência também na difusão do conhecimento, e nós buscamos contribuir para isso com a construção de conhecimento também sobre a difusão”, ressalta Oliveira.

Atualmente, o projeto está em nova fase de coleta de dados por meio de um questionário eletrônico, destinado desde os alunos de iniciação científica até os pesquisadores sêniors do CDMF. O questionário é dividido em quatro seções destinadas a avaliar o perfil dos pesquisadores do Centro; suas concepções de difusão; o engajamento nas atividades de difusão; e, por fim, suas avaliações sobre as atividades desenvolvidas pelo CDMF. O prazo para responder ao questionário foi prorrogado até o dia 30 de setembro. As respostas ao questionário são anônimas e todos os pesquisadores do CDMF podem participar. Para acessar o questionário, clique AQUI.

O projeto conta com financiamento da FAPESP. Para mais informações, basta entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail cdmfpesquisa@gmail.com.

Sobre LAbI UFSCar 2924 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.