Pesquisador do CDMF ministra palestra no II Workshop de Biomateriais da UNESP

Evento é uma promoção da Faculdade de Odontologia de Araçatuba

Emerson Camargo, professor do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e pesquisador do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), foi um dos palestrantes convidados no “II Workshop de Biomateriais”, promovido pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA – UNESP), no último dia 29 de outubro.

A palestra “Nanotecnologia em termos práticos” apresentou exemplos atuais de nanotecnologia no dia-a-dias das pessoas e seu impacto tecnológico e comercial em novos produtos da área de odontologia e saúde.

Camargo explica que o mote da palestra foi discutir a necessidade de compreender a utilização da nanotecnologia, “temos que nos acostumar com a palavra nanotecnologia no nosso dia-a-dia como nos acostumamos com o uso da internet e aplicativos”, afirma.

Ele também argumenta que não é possível falar em ciência aplicada e ciência básica como se fosse possível escolher uma ou outra. “Ciência e tecnologia são as duas faces da mesma moeda. A tecnologia é o modo como transformamos conhecimentos em benefícios para a sociedade e a ciência é o modo como descobrimos novos conhecimentos Não existe tecnologia sem um avanço científico anterior”, diz.

Segundo o professor, para cada real investido em ciência, há a geração de seis reais na riqueza do país. “Investir em ciência é o modo mais rápido, lucrativo e garantido de avançarmos”, conclui.

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.