Grupo de pesquisa integrante do CDMF reforça parcerias em pesquisa e formação

Grupo de Modelagem e Simulação de Materiais é coordenado por Júlio Ricardo Sambrano, da Unesp Bauru

Da esq. para dir.: Thiago Marinho (UFPB), Ary da Silva Maia (UFPB) e Julio Ricardo Sambrano (Unesp).

Os grupos de pesquisa vinculados ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) têm aumentado seus esforços para uma maior interação e cooperação entre seus pesquisadores, pós-doutorandos e alunos de pós-graduação e iniciação científica.

Entre outros exemplos, destaca-se Grupo de Modelagem e Simulação de Materiais, coordenado por Júlio Ricardo Sambrano professor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) campus Bauru e pesquisador do CDMF. O grupo tem como objetivo aprimorar a área de simulações computacionais aplicadas ao estudo dos materiais.

De acordo com Sambrano, o número de visitantes e parceiros que desenvolvem atividades no grupo aumentou significativamente neste início de ano. “No momento temos um Doutorando e três Pós – Doutorandos de outras Universidades brasileiras e, também, de outros países, desenvolvendo suas análises e simulações conosco”, afirma.

O professor explica que as parcerias são firmadas buscando auxiliar as interpretações e análises comparativas de resultados experimentais, bem como tentar compreender propriedades e informações de natureza mais complexa.

Um dos parceiros do Grupo de Modelagem e Simulação de Materiais é Ary da Silva Maia, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em visita ao laboratório coordenado por Sambrano, acompanhado por Thiago Marilho, doutorando também da UFPB, Maia destaca que os pesquisadores integrantes do grupo têm muito para oferecer em termos de experiência.

“Além disso, pudemos entender um pouco mais as técnicas de simulação e as suas potencialidades”, finaliza.

Sobre LAbI UFSCar 2924 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.