Pesquisador da Universidade do Kansas conhece laboratórios do CDMF

IQ/Unesp e Universidade do Kansas firmam convênio de cooperação

O pesquisador Gurpreet Singh, professor associado do Departamento de Engenharia Mecânica e Nuclear, da Universidade do Kansas (EUA) realizou conferências na semana passada sobre o tema “Cerâmica Derivada Molecular Precursora e Compostos em Camada para Dispositivos de Armazenamento de Energia” na Universidade Federal de São Carlos (USCar) e no Instituto de Química (IQ) da Unesp em Araraquara. O Prof. Dr. Gurpreet veio ao Brasil a convite da Profa. Dra. Maria Aparecida Zaghete, do IQ/Unesp, uma das pesquisadoras principais do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Durante a visita foi firmado convênio de cooperação entre o IQ/Unesp e a Universidade do Kansas, sendo a professora Maria Zaghete a responsável da Unesp pela referida cooperação.

O foco das conferências de Gurpreet em Araraquara e São Carlos foi sobre seus trabalhos recentes para a interface de materiais 2-D (grafeno, dicalcogenetos de metais de transição) com cerâmica derivada de precursores para produzir estruturas compostas em camadas. “Mostramos que esses híbridos são mais adequados como eletrodos flexíveis e flexíveis para baterias recarregáveis e supercapacitores de alta potência / longo ciclo / alta eficiência de ciclagem”, disse o pesquisador.

Gurpreet trabalha na área geral da nanotecnologia com foco na caracterização processamento-estrutura-propriedade de materiais 2-D e cerâmicas derivadas de precursores moleculares para aplicações em dispositivos de conversão e armazenamento de energia. A pesquisa recente de Singh sobre a esfoliação de fase líquida de cristais 2D para gerar folhas atômicas finas de óxido de grafeno, tungstênio e dissulfeto de molibdênio para baterias de íons metálicos recarregáveis apareceu nas prestigiadas revistas American Chemical Society e Nature Publishing Group. Pesquisas sobre revestimentos de absorvedores térmicos apareceram no teste técnico do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia. É membro do conselho editorial dos periódicos Scientific Reports e American Ceramic Society Bulletin. Também é membro regular da Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos (ASME) desde 2004.

Sobre Jose Angelo Santilli 55 Artigos
Especialização em Jornalismo Científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas -Unicamp - (2000). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo científico.