Artigo de pesquisadores do CDMF no Top 100 Scientific Reports (Nature)

O artigo de pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) intitulado Towards the scale-up of the formation of nanoparticles on alpha-Ag2WO4 with bactericidal properties by femtosecond laser irradiation está entre os 100 principais artigos científicos de ciências de materiais em 2018 da revista Scientific Reports, do grupo Nature. A notícia foi informada por meio de carta do Dr Richard White, editor-chefe da Scientific Reports, ao diretor do CDMF, Elson Longo. O editor informa que o artigo recebeu 1.042 visualizações, colocando-o no Top 100 Scientific Reports materials science papers in 2018.

O editor destaca que a Scientific Reports publicou mais de 707 artigos sobre ciência de materiais em 2018. “Assim uma posição nos 100 artigos mais lidos é uma conquista extraordinária – sua ciência é de grande valor para a comunidade de pesquisa”, enfatiza White. Todos os artigos altamente acessados dentro desta categoria podem ser visualizados visitando o Top 100 na página de ciência de materiais (Top 100 in materials science).

O artigo é assinado pelos pesquisadores do CDMF Elson Longo, Juan Andrés, Edson Leite, Carlos E. Vergani, Camila C. Foggi, Marcelo Assis, Eloisa Cordoncillo, Rafael Torres-Mendieta, Héctor Beltrán-Mir, Gladys Mínguez-Veja e Regiane Oliveira.

No resumo do trabalho, os pesquisadores lembram que nos últimos anos, nanocompósitos complexos formados por nanopartículas de Ag acoplados a uma rede de semicondutores α-Ag2WO4 surgiram como promissores bactericidas, onde o semicondutor atrai agentes bacterianos e neutralizam nanopartículas de Ag. No entanto, a taxa de produção de tais materiais tem sido limitada ao processamento de microscopia eletrônica de transmissão, dificultando a passagem da pesquisa básica para aplicações reais. “A interação entre radiação laser pulsada e α-Ag2WO4 revelou uma nova alternativa de processamento para aumentar a produção do nanocompósito, resultando em uma melhoria de 32 vezes do desempenho bactericida e, ao mesmo tempo, obtendo uma nova classe de nanopartículas esféricas de AgxWyOz”, disse Elson Longo.