Pesquisador do CDMF é entrevistado por um dos principais jornalistas da Argentina

Entrevista abordou as pesquisas sobre sensores de Monóxido de Carbono

Miguel Ponce, professor da Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMdP) e atualmente pesquisador visitante no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), concedeu uma entrevista ao programa de rádio “Contacto Directo“, comandado por Santo Biasatti, um dos principais nomes do jornalismo argentino.

Ponce falou sobre o impacto social do desenvolvimento de equipamentos com sensores de monóxido de carbono, gás responsável pela morte por intoxicação de aproximadamente 250 pessoas por ano na Argentina. Outro aspecto debatido foi a importância do estabelecimento das parcerias internacionais do projeto que, embora envolvam um maior número de atores da Argentina e do Brasil, também contam com a participação de pesquisadores e instituições da Espanha e da Itália.

O pesquisador destacou ainda o papel das agências de fomento, em especial a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), na condução do projeto que já rendeu várias patentes e atualmente conta com mais de 200 colaboradores.

Em 2018 um projeto de lei foi apresentado à Câmara dos Deputados da Argentina tratando da obrigatoriedade da utilização de sensores de monóxido de Carbono, como os desenvolvidos pelo grupo, em todos os equipamentos que utilizam queimadores como aquecedores de água, sistemas de calefação, fornos, fogões, etc. O projeto em tramitação foi apresentado por Eduardo Bucca e contou com a assessoria de Ponce e outros pesquisadores.

CDMF

O CDMF, dirigido pelo professor da UFSCar Elson Longo da Silva, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

A entrevista com ponce também foi destaque no site “PuntoSeguido”, disponível AQUI

Para ouvir a entrevista completa no programa “Contacto Directo” utilize o player abaixo.

 

 

 

Sobre LAbI UFSCar 2929 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.