Conheça o lançamento do Ludo Educativo: Primo Tesla

Professores podem utilizar o game Primo Tesla para demonstrar como montar um circuito elétrico; ferramenta é voltada para alunos do oitavo ano

No ensino de física, as aulas expositivas são importantes para abordar determinados assuntos de forma mais compreensível e visual. Nem sempre as escolas têm a estrutura ou equipamentos necessários para demonstrar na prática o que é ensinado nas apostilas teóricas. O grupo de desenvolvimento de jogos Ludo Educativo, vinculado ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), lançou uma nova ferramenta que pode auxiliar os professores de física. É o jogo Primo Tesla, que desafia o jogador em relação aos seus conhecimentos sobre circuitos elétricos.

A coordenadora pedagógica do grupo, Marília Faustino, explica que o game surgiu da necessidade de se criar uma ferramenta que abordasse o assunto, presente na estrutura curricular das escolas em todo o país. “Nem todas as escolas conseguem mostrar e montar um circuito elétrico com os alunos e com esse jogo buscamos mostrar os componentes de um circuito elétrico, bem como circuitos simples, em série e em paralelo, inclusive com montagens de curto circuito”, disse a educadora.

O jogo pode ser usado em sala de aula como introdução ao assunto de circuitos elétricos e eletricidade, no 8º ano do Ensino Fundamental ou para jovens a partir dos 13 anos de idade. “Existem poucos jogos que envolvem circuitos elétricos em português, a maioria das mídias disponíveis são simulações e na língua inglesa. Essa iniciativa possibilita a abordagem do assunto de forma lúdica e estando em nossa língua materna, torna seu conteúdo ainda mais acessível”, explicou Marília.

O nome do personagem principal – Primo Tesla – é uma referência ao cientista austríaco Nikola Tesla. Há ainda um segundo personagem chamado Faradei, que faz referência ao cientista britânico Michael Faraday.

O diretor do CDMF, professor Elson Longo, acredita que o jogo lúdico pode ser um importante aliado dos professores de física, fazendo um assunto considerado complexo por muitos se tornar atrativo e interessante. “Existe uma carência em experimentos de química e física. Este jogo mostra de modo simples como funcionam os circuitos elétricos, procurando sanar pelo menos em parte esta carência e dar oportunidade do jovem aprender de modo lúdico”, disse.


Como jogar?

No novo jogo do Ludo Educativo o jogador deve ajudar o ratinho Primo Tesla na difícil missão de consertar uma nave espacial durante a noite. Para isso, deverá cumprir as missões de montar os mais diversos circuitos elétricos, mudando a rota pela qual passa a eletricidade e sem deixar que suas dez velas se acabem. O desafio do jogo avança de forma progressiva, isto é, a cada missão cumprida, uma missão mais desafiadora é dada ao jogador, testando seus conhecimentos sobre circuitos em série, circuitos em paralelo e as possíveis combinações de ambos.

O jogo pode ser acessado através do link: http://portal.ludoeducativo.com.br/pt/play/primo-tesla


Sobre o Ludo Educativo

O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária que surgiu em 2012, conta com cerca de 160 mil acessos mensais e tem jogos gratuitos sobre diversos assuntos que estão presentes no dia a dia de crianças e adolescentes, como a escassez de água, dengue, preservação do meio ambiente e a preparação para o vestibular.

A equipe do projeto é formada por designers, programadores e pedagogos da Aptor Software, uma empresa spin-off que surgiu nos corredores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual Paulista (UNESP). Conheça mais jogos do grupo no site http://portal.ludoeducativo.com.br.

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).