Pesquisador do CDMF apresenta seminários e minicurso no Instituto Federal de Minas Gerais

Atividades são início de projeto em parceria para a difusão da ciência

O pesquisador do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), Wagner B. Bastos, apresentou os seminários intitulados “Materiais Funcionais: do Macro ao Nano” e “Placas de Circuito e Técnicas de Confecção” para os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Campus Avançado de Carmo de Minas. O primeiro seminário visou ilustrar de forma simples as inovações e os atuais avanços das pesquisas em algumas áreas da ciência em diferentes escalas dimensionais. O segundo foi voltado para o desenvolvimento do Espaço Maker e de Sistemas Digitais de Controle, assuntos nos quais os alunos estão inseridos no âmbito de seus estudos no instituto federal.

Como previsto na parceria entre o CDMF e o instituto, além da difusão das inovações e dos avanços em pesquisas científicas entre os alunos, comunidade local e de regiões vizinhas foi também ministrado o “Minicurso de Confecção de Placas de Circuito Impresso (PCI) por Dry Film”. Este evento permitiu aos alunos consolidar na prática os conhecimentos ministrados no seminário para confeccionar PCIs no laboratório de ciências de forma eficiente, fácil e segura.

As PCI´S confeccionadas no minicurso serão utilizadas nos projetos desenvolvidos pelos alunos na disciplina de circuitos digitais e nos projetos integrados do campus.

Os eventos contaram com a presença dos professores Gilze Belém Chaves Borges (Química), Luís Gustavo Martinez Santos (Biologia), Juliete Aparecida Ramos Costa (Informática) que fazem parte dos projetos integrados do campus e da construção do Espaço Maker. Além da comissão de Inovação formada pelos professores Thiago Alves Souza (Administração), Renata Maciel dos Reis (Matemática), Isabel Bento (Física) que também faz parte da equipe de desenvolvimento do Espaço Maker.

CDMF

O CDMF, dirigido pelo professor da UFSCar Elson Longo da Silva, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.