Pesquisador da UFCat desenvolve experimentos no CDMF

Pesquisador realiza série de caracterizações do molibdato de cálcio (CaMoO4) para utilização em tratamento de resíduos

O pesquisador Alberthmeiry Teixeira de Figueiredo, professor da Universidade Federal de Catalão (UFCat), está realizando uma série de experimentos de caracterização no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Figueiredo, vinculado ao Laboratório de Óxidos Funcionais Nanoestruturados da UFCAT, tem realizado vários projetos em parceria com o Centro e, junto à sua orientanda, Sandra de Cássia Pereira, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Exatas e Tecnológicas da UFCat, se dedica atualmente à compreender a correlação entre os métodos de obtenção do molibdato de cálcio (CaMoO4) e sua capacidade absortiva.

O CaMoO4 tem apresentado um excelente potencial de remoção de íons de cádmio (Cd2+) e manganês (Mn2+) de resíduos industriais. Esses metais são altamente tóxicos e, portanto, uma grande ameaça ao ambiente e à saúde humana.

CDMF

O CDMF, dirigido pelo professor da UFSCar Elson Longo da Silva, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.