Pesquisador do CDMF ministra curso de Microscopia de Força Atômica na UNIFEI

Curso é uma das primeiras atividades de parceria entre a UNIFEI e o CDMF

O pesquisador Wagner B. Bastos, integrante do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), ministrou um curso sobre a Microscopia de Força Atômica (AFM) e outras técnicas de microscopia de forças em nanoescala como a magnética (MFM) e a de potencial elétrico (KFM) para os professores da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), campus de Itabira em Minas Gerais. Este treinamento marca uma fase inicial de colaboração que prevê usar toda a potencialidade do AFM e técnicas afins na exploração de novos conhecimentos e inovação no estudo de propriedades de materiais em nanoescala.

O treinamento visou principalmente introduzir de forma prática as possíveis aplicações das técnicas citadas em pesquisas avançadas de propriedades de materiais. Além disto, apresentou também as formas mais apropriadas na preparação de amostras para cada tipo de microscopia de força.

Outros importantes pontos foram desmistificar o AFM como um equipamento que fornece apenas fotos da morfologia da superfície do material estudado e, também, os conceitos inadequados sobre amostras para estudos com o AFM, erros comuns associado a este tipo de microscópio.

Estiveram presentes no evento os professores Francisco Moura Filho, Haroldo Hasegawa, Ana Cristina Cabral , Márcio Yasuda, Márcio Dimas e Márcio Freitas.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.