Professor Elson Longo é homenageado pelo Legislativo com o Prêmio “Ciência-Tecnologia de São Carlos”

Solenidade foi realizada na Câmara Municipal de São Carlos

Da esq. para dir.: Prof. Dr. Walter Libardi, Vice - Reitor da UFSCar, Prof. Dr. Elson Longo, Diretor do CDMF/Fapesp, Prof. Dr. João Batista Fernandes, Pró-Reitor de Pesquisa da UFSCar.

A Câmara Municipal de São Carlos homenageou Elson Longo,  Professor Emérito do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e Diretor do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), com a entrega do Prêmio “Ciência-Tecnologia de São Carlos”, na categoria Pesquisador Sênior 2018, em Sessão Solene realizada nessa quinta-feira (31) na sala das sessões do Edifício Euclides da Cunha. Também serão premiados na mesma categoria Glaucius Oliva, Professor Titular do IFSC – USP, e Paulo Estevão Cruvinel, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – Instrumentação.

O Prêmio Ciência-Tecnologia São Carlos é um reconhecimento do  município de São Carlos aos cientistas e professores que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento científico nacional e internacional, fortalecendo a vocação de São Carlos como “Capital Nacional da Tecnologia”. A realização da solenidade é determinada pela Lei Municipal No. 12.618, de 2000.

Além da categoria Pesquisador Sênior, também receberam homenagens os vencedores nas categorias Pesquisador Sênior, Jovem Pesquisador, Professor de Ciências, Clube de Ciência  e Jovem Cientista.  A Sessão Solene foi presidida pela vereadora Laide das Graças Simões, que entregou o prêmio ao professor Elson Longo junto com o vereador Robertinho Mori.

Também prestigiaram a solenidade o Vice-Reitor da UFSCar, Walter Libardi, e o Pró-Reitor de pesquisa, João Batista Fernandes.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Agraciados com o Prêmio “Ciência-Tecnologia de São Carlos”:

PESQUISADOR SÊNIOR 2018 – Dr.Elson Longo da Silva (UFSCar), Dr.Glaucius  Oliva (IFSC-USP), Dr.Paulo Estevão Cruvinel (Embrapa Instrumentação Agropecuária).

PESQUISADOR SÊNIOR 2019 – Dr. José Alberto Cuminato (ICMC-USP).

JOVEM PESQUISADOR 2018 – Dr.Márcio Weber Paixão (UFSCar) e Dr.Frank Nelson Crespilho (IQSC-USP).

JOVEM PESQUISADOR 2019 – Dr.Gregório Couto Faria (IFSC-USP) e Dr.Davi Gasparini Fernandes Cunha (EESC-USP). PROFESSOR DE CIÊNCIAS 2018 – Profa. Bárbara Daniele Guedes Rodrigues (EE Prof.Sebastião de Oliveira Rocha).

PROFESSOR DE CIÊNCIAS 2019 – Profa.Caroline Paganelli Correa dos Santos (EE Prof. André Donatoni).

CLUBE DE CIÊNCIA 2018 – Diretoria Regional de Ensino de São Carlos e Região – Profa.Débora Gonzalez Costa Blanco, Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica do Instituto de Física de São Carlos (USP) – Prof.Vanderlei Salvador Bagnato, Prof. Euclydes Marega Junior, Profa.Wilma Regina Barrionuevo e Profa. Silvana Belotti.

CLUBE DE CIÊNCIA 2019 – Mobilidade XXI, Robótica e Inclusão – Um olhar sobre a acessibilidade para portadores de baixa visão EE Dr.Alvaro Guião – Professores Jorge Henrique Carrara e Gisleine Cristina Cerrão.

JOVEM CIENTISTA 2019 – Juan Jacomassi (EE Prof.João Jorge Marmorato).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.