Pesquisadora do CDMF é aprovada em exame de qualificação do PPGQ – UFSCar

Trabalho relata resultados obtidos com molibdatos de terras raras

Da esq. para a dir.: Miguel Ponce, Ieda Lucia Viana Rosa, Elson Longo, Lara Kelly Ribeiro da Silva, Clélia Mara de Paula Marques.

A pesquisadora Lara Kelly Ribeiro da Silva, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos (PPGQ – UFSCar) e integrante do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), foi aprovada em seu exame de qualificação realizado no último dia 18 de dezembro.

O trabalho, intitulado “Estudo das propriedades estruturais, ópticas, morfológicas e luminescentes de molibdatos de terras raras dopados com terras raras” é orientado por Ieda Lucia Viana Rosa, professora do Departamento de Química (DQ) da UFSCar e também pesquisadora do CDMF.

Além de Rosa, a banca de avaliação foi formada por Elson Longo, Professor Emérito do DQ – UFSCar e Diretor do CDMF, Miguel Ponce, professor da Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMdP) e membro do CDMF, e por Clélia Mara de Paula Marques, professora do DQ – UFSCar.

Confira abaixo o resumo do trabalho aprovado:

A síntese de molibdatos, como hospedeiros de íons terras raras, vêm sendo estudada devida as propriedades estruturais, ópticas, e morfológicas, visando variadas aplicações em sistemas catalíticos e agentes antimicrobianos. Essas aplicabilidades estão diretamente relacionadas com a alta estabilidade térmica dos formadores de rede, (MoO4)2-, apontado como um bom receptor de íons trivalentes 3+,
especialmente as terras raras, TR
se torna uma matriz luminescente bem eficiente. A intensidade luminescente e fotocatalítica de um material é diretamente relacionada com a morfologia e distribuição de tamanho de partículas, que podem ser controladas pelos métodos de sínteses. A obtenção desses materiais ocorre por diferentes rotas de sínteses. Nos métodos empregados, o método de co-precipitação e o hidrotermal assistido por micro-ondas, espera-se obter pós puros e monofásicos, com alta área superficial, forma e tamanho controlado. O presente projeto de doutorado tem como objetivo obter os materiais de molibdatos de TR dopados com TR apresentando máximo potencial eletrônico de emissão fotoluminescente na região do visível e do infravermelho à temperatura ambiente e atividade fotocatalítica para degradação dos corantes orgânicos.
Palavras-chaves: Molibdatos, Terras Raras, Fotocatalisadores, up-conversion.

CDMF

O CDMF, dirigido pelo professor da UFSCar Elson Longo da Silva, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2929 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.