TabuÁgua: Ludo Educativo transforma ensino de tabuada em jogo divertido

Game é o primeiro lançamento do Ludo Educativo em 2022

Por José Angelo Santilli

A didática do ensino de matemática no Brasil ainda é um desafio para os educadores. Assim, o grupo de desenvolvimento de jogos educacionais Ludo Educativo, vinculado ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos CEPIDS da FAPESP, relança o jogo “TabuÁgua”, que desafia os alunos a treinar tabuada de uma forma lúdica e divertida.

Em “TabuÁgua”, o jogador pode competir com Godofredo, um ajudante do Secretário de Trânsito de Feijoville, cidade em que se passa o game, em uma batalha épica da multiplicação. O jogo é voltado para crianças de 8 a 10 anos e pode ser usado como uma ferramenta de ensino pelos professores.

No game “TabuÁgua“ os jogadores precisam ganhar a partida utilizando seus conhecimentos em tabuada. O funcionamento dos pontos é semelhante à uma partida de “batalha naval”, porém, ao invés de apenas escolher as posições, o jogador precisa resolver as contas das linhas e colunas para que sua escolha seja válida.

O estudante é estimulado por meio do jogo a resolver contas de tabuada para arremessar a bola e revelar um rival. Nessa disputa o tempo de resolução é importante, pois existe um limite de tempo para que o jogador insira sua resposta. Quanto mais rápido responder, mais pontos fará.

O Ludo Educativo é um projeto difusão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP, em parceria com a Aptor Software, uma das spin-offs do Centro.

Ferramenta de aprendizado

O diretor do CDMF, professor Elson Longo, comenta que o jogo pode ser uma ferramenta de aprendizado em sala de aula, auxiliando o professor a ensinar as contas básicas da matemática de uma forma mais atrativa ao aluno. “A batalha naval é um jogo popular que induz a imaginação e criatividade. O jogo “TabuÁgua” fomenta também o aprendizado da aritmética, auxiliando os estudantes no seu aprendizado da matemática”.

O jogo pode ser acessado clicando AQUI.

Ludo Educativo

O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária que surgiu em 2012 e desenvolve jogos educativos disponibilizados gratuitamente na internet sobre diversos assuntos que estão presentes no dia a dia de crianças e adolescentes, como a escassez de água, preservação do meio ambiente e a preparação para o vestibular.

Além dos jogos, o Ludo Educativo também possui atividades para pintura e desenho (para serem baixadas, impressas e coloridas) e a plataforma Ludo Escola, na qual professores podem criar avaliações e atividades para os alunos. A equipe do projeto é formada por designers, programadores e profissionais de audiovisual da Aptor Software.

O Ludo Educativo estabeleceu convênios com prefeituras e redes de ensino para a utilização de sua plataforma e seus conteúdos em atividades educativas realizadas de modo remoto, especialmente no contexto da crise sanitária da COVID-19.

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.